sexta-feira, 22 de junho de 2007

Dicas da Dani: Gotan Project

Não vou deixar a 6a. feira ficar em clima de raiva. Depois do último post, onde descarreguei minha indignação, um pouco de música.

Aproveitando a passagem do Gotan Project pelo Brasil (São Paulo no dia 20 de junho e no Rio de Janeiro dia 21 de junho), trago esta mistura de tango com um tempero contemporâneo. O Caderno 2 do Estadão (página D-12, 20.06.07) disse que o Gotan "põe a batucada no tango."

O crítico Lauro Lisboa Garcia comenta: "O que já era bom ficou melhor. Em vez de repetir a fórmula do primeiro álbum - em que o grupo promoveu um pioneiro e relevante equilíbrio entre os elementos fundamentais do universo tangueiro com programações eletrônicas e batidas de dance music -, Lunático envereda por uma trilha mais voltada para a estrutura orgânica do tango, com efeitos de dub, mas mantendo bem vivos quatro bandeneóns e muitas cordas em seu percurso, além da sensualidade."

Para quem não conhece - como eu não conhecia até esta semana -, escute antes de julgar. Seja um pouco eclético e abram suas cabeças musicais.

Lunático, o novo CD do Gotan Project, é uma referência ao nome do cavalo alazão de Carlos Gardel. Turfe e tango sempre andaram de mãos dadas, como se revela no famoso tango Por una cabeza, que narra a derrota de um cavalo numa corrida por apenas uma cabeça de diferença.

Antes que termine, e mudando de assunto, se alguém for a Buenos Aires e quiser assistir a um show de tango, fuja das casas para turistas. A melhor pedida é o tradicionalíssimo Café Tortoni, que fica perto da Casa Rosada. Tem mais de 100 anos e o tango ainda é puro, como os argentinos gostam.

Deixo-os com Mi Confesión e Diferente.



4 comentários:

Edna Federico disse...

Já conhecia o grupo, inclusive há algumas semanas dei essa dica de show no blog, é imperdível!!!!
Dá vontade de sair dançando.

Anônimo disse...

Uau! Não conhecia...E adorei conhecer... Indispensável era dar uma dica dessas! Achei diferente, contagiante e criativo! As 'batidas' são ótimas!

E...o que é aquele segundo clipe? Belíssimo! (E ainda dança tango no teto! Ou seria uma pequena ilusão? rs...)

Agora lá vou eu pro Youtube ver e ouvir mais!

Abraços!

Lila Rose disse...

Oi, Renato!!! Simplesmente ADOREI a mistura... dá vontade de sair dançando. Já fui procurar no e-mule para ver se tem mais coisas...hehehe

Bisous e um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Tb conheço o grupo, é maravilhoso!