Mostrando postagens com marcador gotan project. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gotan project. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de junho de 2009

No embalo do tango

O tango passa por uma recente renovação. Grupos como Gotan Project, Bajofondo, Tanghetto, entre outros, acrescentaram um tempero eletrônico ao estilo boêmio argentino. Sem desprezar os instrumentos tradicionais, o tango ganhou nova força e nova vida, atingindo ouvintes ao redor do mundo e de faixa etárias mais jovens. Tanto que Pa´Bailar, do Bajofondo foi trilha de recente novela da Globo.

Virei fã deste estilo de tango eletrônico ou techno tango, ou chamem como quiser, através do Gotan. Confesso que gostava do tango tradicional, mais por cultura musical do que por encantamento.

Um destes grupos mais tradicionais, com leve tempero moderno, é a Orquestra Típica Fernandez Fierro. Ganhei de um amigo o CD Destrucción Masiva. Infelizmente, não encontrei a venda por aqui. Mas fica a dica para quem gosta de tango.

Feche os olhos e curta. O vídeo é do filme Perfume de Mulher. Uma cena clássica, com trilha sonora perfeita.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cardápio Musical

Depois de uma semana corrida, um pouco de música para embalar o fim de semana. Deixo algumas sugestões para quem gosta de descobrir coisas novas.

A primeira dica é Monica Besser. Jovem cantora carioca com um timbre de voz que lembra um pouco Ana Carolina. Suas músicas podem ser ouvidas diretamente no perfil dela no My Space. Cantora e compositora, Monica traz em sua bagagem mais de 100 compoisções próprias.

Outra dica vem do Bossa Nova Café! Trata-se de Carla Bruni e seu novo trabalho No Promises. Não tinha ouvido nada dela ainda, mas fui atrás, gostei da sugestão e repasso a todos. E recomendo também uma visita no blog dele.

Por último, vou fazer um pouco de auto-promoção. Faz algum tempo, demos 2 dicas musicais neste blog. Dicas certeiras que estouraram. Em 22 de junho de 2007, sugerimos Gotan Project. Em 3 de setembro de 2007, sugerimos Bajofondo Tango Club. Músicas dos dois grupos fizeram parte de trilha sonoras de novelas e Pa´Bailar, do Bajofondo tem frequentado o Top 5 do TVZ (Programa do canal a cabo Multishow). Pa´Bailar é exatamente a trilha sonora de nosso post sobre o Bajofondo.


Álbuns dos dois grupos podem ser facilmente encontrados no Brasil. Tango eletrônico, num estilo lounge. Música excelente e que merece ser ouvida. Algo diferente para variar um pouco de estilo e nós falamos antes!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Dicas da Dani: Gotan Project

Não vou deixar a 6a. feira ficar em clima de raiva. Depois do último post, onde descarreguei minha indignação, um pouco de música.

Aproveitando a passagem do Gotan Project pelo Brasil (São Paulo no dia 20 de junho e no Rio de Janeiro dia 21 de junho), trago esta mistura de tango com um tempero contemporâneo. O Caderno 2 do Estadão (página D-12, 20.06.07) disse que o Gotan "põe a batucada no tango."

O crítico Lauro Lisboa Garcia comenta: "O que já era bom ficou melhor. Em vez de repetir a fórmula do primeiro álbum - em que o grupo promoveu um pioneiro e relevante equilíbrio entre os elementos fundamentais do universo tangueiro com programações eletrônicas e batidas de dance music -, Lunático envereda por uma trilha mais voltada para a estrutura orgânica do tango, com efeitos de dub, mas mantendo bem vivos quatro bandeneóns e muitas cordas em seu percurso, além da sensualidade."

Para quem não conhece - como eu não conhecia até esta semana -, escute antes de julgar. Seja um pouco eclético e abram suas cabeças musicais.

Lunático, o novo CD do Gotan Project, é uma referência ao nome do cavalo alazão de Carlos Gardel. Turfe e tango sempre andaram de mãos dadas, como se revela no famoso tango Por una cabeza, que narra a derrota de um cavalo numa corrida por apenas uma cabeça de diferença.

Antes que termine, e mudando de assunto, se alguém for a Buenos Aires e quiser assistir a um show de tango, fuja das casas para turistas. A melhor pedida é o tradicionalíssimo Café Tortoni, que fica perto da Casa Rosada. Tem mais de 100 anos e o tango ainda é puro, como os argentinos gostam.

Deixo-os com Mi Confesión e Diferente.