sexta-feira, 15 de junho de 2007

Espírito Crítico e Liberdade de Imprensa


Alguns temas rondaram as revistas, jornais e telejornais nesta última semana. Entre algumas notícias esparsas há um tema de fundo: liberdade de imprensa e liberdade de expressão.


Comecemos com a notícia de que uma mãe questionou judicialmente alguns erros contidos em apostilas do grupo COC. Depois o Presidente Lula atacou a imprensa, afirmando que a imprensa só publica notícia ruim e que isto impede o crescimento do turismo no país (não vou entrar no mérito da lógica do nosso presidente). E trago também, para esta colcha de retalhos, um artigo escrito por Carlos Costa na Revista Getúlio nº 3 (Samba de uma nota só) em que ele critica as figurinhas carimbadas que dão opinião nas revistas e jornais. Ele lança a questão: será que não tem mais nenhum outro especialista no assunto? Por que sempre os mesmos?


Agora vou costurar estes retalhos.


A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão e pensamento são fundamentais em qualquer sistema democrático e livre. São liberdades fundamentais, pilares de uma sociedade plural e com diversidade de correntes de pensamento. Isto deve levar-nos a desenvolver um apurado espírito crítico. Não podemos aceitar tudo que lemos ou ouvimos. A imprensa também erra. Mas uma imprensa livre é garantia de que o Estado não invadirá nossos direitos e liberdades. No momento em que se cria uma TV estatal para divulgar as ações do Governo, ou como fez Hugo Chávez, revoga-se a concessão de um canal de televisão que tem posições diferentes das do ditador, a liberdade individual está ameaçada.


Estas ameaças, este patrulhamento ideológico, não pode ser admitido no Estado de Direito. Fico abismado como um Presidente pode agredir a imprensa da forma como fez - e sempre tem feito. Ele só pode falar o que fala por causa da liberdade que ele tanto critica. E a liberdade de pensamento, de questionar, de criticar, é que permite os grandes avanços científicos em todos os campos. Crítica e diversidade é sinônimo de desenvolvimento.


Por isso concordo com Carlos Costa, precisamos entender que os "especialistas" ouvidos pelos meios de comunicação não são os únicos, nem que aquela posição é única. A atitude da mãe que questionou as apostilas do COC foi uma atitude crítica, de exercício de sua liberdade de pensamento, de não concordar com uma tese marxista de esquerda. Ela tem todo o direito de fazer isto, do mesmo jeito que os marxistas têm direito de criticar o capitalismo.


Aguçar o espírito crítico é fundamental no proceso educacional. Algumas vezes escrevi cartas para jornais e revistas e algumas foram até publicadas na coluna dos leitores, mas para alguns meios de comunicação simplesmente desisti. Parei de comprar determinada revista ou de ouvir determinada rádio por não concordar com as opiniões expressadas.~É meu direito fazer isto.


Esquece-se o Presidente Lula que hoje existe a internet e a blogosfera. Não há forma mais livre de liberdade de expresão e pensamento do que os milhões de blogs que existem. Viva a internet! Viva o espírito crítico e viva a liberdade!

2 comentários:

Fabiola disse...

Blogsfera é ótimo!!!!

Fabiola disse...

tenho muita pena de quem trabalha naqueles cartórios lotados de processos!!!
Falta muita celeridade na justiça e isso acaba muitas vezes desvirtuando nossa justiça!!!