terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Mangueira e a Língua Portuguesa

A Mangueira trouxe para a Av. Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, um enredo que tratou da Língua Portuguesa. Já era madrugada de 2a. feira quando a escola adentrou a Avenida, pelo menos foi neste horário que a Rede Globo passou o desfile.

O carnavalesco da escola justificou a escolha de enredo ao afirmar que é preciso incentivar a leitura entre os jovens do nosso país. Era um enredo para mostrar a evolução da língua e da importância e da beleza de ler.

Porém....a transmissão da Globo deixou a desejar. Gastou-se muito tempo falando de Beth Carvalho e se ela iria ou não sair em um carro alegórico e pouco tempo sobre o enredo. Perdeu-se uma grande chance de levar ao público a discussão sobre a leitura, a língua, os escritores. Culpa da Mangueira? Penso que não. A culpa foi da Globo e de uma transmissão que se alonga nas primeiras alas e passa por cima das últimas alas e carros.

Os jornais de São Paulo, tanto o Estado como a Folha, trouxeram notas muito simpáticas sobre o enredo e a participação de imortais da Academia Brasileira de Letras no desfile. Os jornais souberam valorizar o desfile e o enredo da Mangueira para aproveitar o tema e enfatizar a importância da leitura.

A Globo perdeu uma boa oportunidade para fazer propaganda cultural e mostrar como um desfile de carnaval reflete a cultura do povo.

Nenhum comentário: