sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

George Orwell e o Brasil

George Orwell (1903-1950), escritor inglês do século passado, tem 2 livros dos quais gosto muito: 1984 e A Revolução dos Bichos. Escritos logo após a Segunda Guerra Mundial, as obras são primorosas. Não se trata apenas de crítica política, mas da liberdade, da verdade e da influência da propaganda para manipular o povo.

O primeiro li 2 vezes. Publicado inicialmente em 1949, o livro conta a estória de Winston Smith que live em Oceania, uma das 3 nações em que se divide o mundo. Oceania é uma sociedade autoritária e vigiada 24 horas por dia por câmeras em todos os lugares. O vigilante é o Big Brother e as câmeras observam não só as ações das pessoas, mas também seus pensamentos. E cria-se uma série de situações para manter o Big Brother no poder. A História é alterada conforme interessem ao Big Brother, mentiras se tornam verdades, pessoas desaparecem...enfim, um livro clássico. (A obra em inglês pode ser encontrada em: http://www.online-literature.com/orwell/1984/)

O segundo também trata a relação numa fazenda de forma política e de um levante orquestrado pelos animais contra o fazendeiro. Recentemente saiu uma nova edição da obra por aqui. Animal Farm (título original) é um clássico lançado nos finais da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Orwell era socialista e criticava abertamente tanto o comunismo como o capitalismo. Neste livro o autor constrói uma sátira em que critica a Rússia Soviética e o autoritarismo stalinista, ambos resultantes da Revolução Russa.

Em tempos de Hugo Chávez e Evo Morales, de um possível 3º mandato do Presidente Lula e da anistia ao José Dirceu, ficam as dicas de leitura para o carnaval. Qualquer semelhança não é mera coincidência!

Nenhum comentário: