sábado, 17 de fevereiro de 2007

Leitura de Carnaval

Comprei dois livros para me acompanhar neste carnaval. Minhas opções:

- Contos Fluminenses, de Machado de Assis. Uma bela edição da Martins Fontes (2006) que integra a Coleção Contistas e Cronistas do Brasil. Folheando o volume chamou-me atenção o conto "Confissões de uma viúva moça". Há uma excelente introdução e notas. Gosto destes extras que permitem ao leitor compreender melhor o autor, o contexto e a origem do texto. A leitura se torna muito mais enriquecedora.


- As Coisas do Alto, de Vinicius de Moraes. Poemas em edição da Companhia das Letras (2003). Leitura para ser degustada com calma e regar os lindos finais de tarde, ao por do sol. Deixo uma pitada de Vinicius.

INTROSPECÇÃO
Nuvens lentas passavam
Quando eu olhei o céu.
Eu senti na minha alma a dor do céu
Que nunca poderá ser sempre calmo.


Quando eu olhei a árvore perdida
Não vi nem ninhos nem pássaros.
Eu senti na minha alma a dor da árvore
Esgalhada e sozinha
Sem pássaros cantando nos seus ninhos.


Quando eu olhei minha alma
Vi a treva.
Eu senti no céu e na árvore perdida
A dor da treva que vive na minha alma.

Nenhum comentário: