Mostrando postagens com marcador internet. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador internet. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Boca no Trombone



OAB

Ontem foi realizada a eleição para a presidência da OAB em São Paulo. O voto é obrigatório. A cédula é em papel. A ausência não justificada acarreta multa de 20% da anuidade.

Sou contra o voto obrigatório para qualquer eleição e para a OAB sou mais contrário ainda. Gastei 2 horas do meu dia, enfrentando trânsito, para votar num candidato que não será eleito. Sempre voto na oposição, e ela nunca ganha. Aliás, a cidade parou exatamente por causa da eleição da OAB que deu um nó no trânsito. 

Com o advento do processo eletrônico, onde o processo em papel é substituído por arquivos digitais e o advogado deve assinar as petições com certificado eletrônico, por que a OAB não implementa o voto por certificado digital? Seria mais barato, mais eficiente, mais sustentável e mais cidadão.


Ajato

Tive problemas com a internet do escritório. Bem, a Ajato vai perder um cliente. Conseguiram me tirar do sério. O modem foi para o espaço na quarta-feira à tarde, por volta das 16:30. O primeiro agendamento técnico foi feito para quinta à tarde. O técnico não apareceu. Reagendado para dia 30, no período da manhã. Novamente, nem sinal do técnico. 

Liguei reclamando e justificaram que o técnico não havia localizado o endereço, havia entrado em contato e não havia ninguém. Sem paciência, respondi objetivamente: "É mentira! Como ele teve dificuldade para localizar o endereço?"

Em termos equivalentes, seria a mesma coisa que morar em qualquer cidade do interior e chamar um guincho para rebocar um carro na praça da Matriz. Impossível não localizar o endereço. A Av. 9 de Julho em São Paulo é um destes endereços.

Mas minha maior diversão veio numa das ligações - não tenho muita paciência para protocolos, repetições de roteiros pré-estabelecidos e ineficiências na prestação de serviço. Então, vamos à estorinha:

- Qual o seu nome, senhor?

- Renato. - respondi em voz firme e pausada.

- Então, Sr. Evandro, seu agendamento...

- Meu nome é Renato. - interrompi gentilmente

- Certo. Seu agendamento está programado para a parte da manhã. O técnico tem até as 12 horas para efetuar o atendimento, Sr. Eugênio.

- Meu nome é Renato! - repeti em voz mais alta.

- Ah, Sr. Renato, agora eu entendi. Não havia entendido antes.

- E que diferença faz você saber meu nome. Isto não importa, o que importa é que mandem um técnico consertar o modem. Se meu nome é Zuleika, Petrônio ou José, isto não faz diferença.

- Ah, faz sim. Sabendo seu nome o atendimento é muito mais personalizado.

- Se o atendimento é personalizado, por que o técnico não aparece para consertar o modem?

- Um minuto, senhor. 

Fez-se silêncio e o atendente não disse meu nome.

Eu nunca vi um serviço tão ruim como do Ajato. A minha próxima ligação (depois de 8 protocolos e umas 6 ligações) será para cancelar o serviço.

sábado, 5 de maio de 2012

O Estagiário


Uma entrevista sincera em que o estagiário abre sua alma e revela a mais pura realidade. Atenção especial para a parte final.



sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cadê meu post ?

Assodado com a correria profissional, ontem, durante a espera de 45 minutos para uma reunião, escrevi dois textos. Um deles virou um post. E o que aconteceu? Evaporou-se do blogger!

Creio que mais pessoas devem ter perdido material. A "nuvem" - ou cloud computing - tem se provado cada vez menos confiável. Eu cético - ou vício de advogado - com a preservação de arquivos agora deixei de ser o chato que desconfia de certos avanços tecnológicos.

Em breve, o post antigo que será republicado.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tuitando no busão

Meu carro está no mecânico para consertar uma porcaria de um sensor eletrônico que bombeia o óleo para o motor. Ou pelo menos foi isto que me disse o mecânico ao apresentar o orçamento do conserto. Não entendo nada de mecânica e não ligo muito para carros. Ficar sem carro em São Paulo, porém, pode ser um grande problema.

Infelizmente sou obrigado a usar meu carro diariamente. Preferiria mil vezes poder usar o metrô e contribuir para fazer uma cidade melhor. Preciso do carro para zanzar para cima e para baixo. Sem ele, não me aperto. Sou daquelas pessoas que se vira sem ficar estressado. Com reunião fora do escritório, uma audiência num fórum longe do escritório, o jeito foi confiar no sistema de transporte público de São Paulo. Desde ontem usei táxi, ônibus e metrô, além de um ônibus da OAB que faz a ligação entre a estação Barra Funda do metrô e o Fórum trabalhista, aquele construído pelo Lalau, em um escândalo de corrupção.

E por que o título deste post? Calma, eu chego lá.

Rumo à minha casa, peguei o ônibus depois das 20 horas. Lotação média, algo que logo se tornou lotação máxima. Nos poucos minutos em que tinha espaço para respirar, reparei num rapaz ao meu lado, com pouco mais de 20 anos e que foi tuitando a viagem inteira. Fiquei uns 40 minutos no ônibus e o sujeito estava conectado o tempo todo no Twitter.

Num banco mais adiante, um outro rapaz usava o celular para um jogo eletrônico; outra conversava no aparelho; outra ouvia música.  O celular deixou de ser mero telefone e passou a ser um canal de comunicação com um mundo, uma forma de estar conectado o tempo todo. Em alguns casos há exageros, mas em certas situações é um excelente instrumento de lazer, de trabalho e de divulgação de cultura.

As redes sociais se transformaram num canal de veiculação gratuita para as mais variadas instituições culturais. Através delas, é possível encontrar peças de teatro, mostras de arte, eventos musicais. E muitos destes eventos são gratuitos. Basta saber procurar.

E ainda tem gente que acha que foi um crime privatizar as companhias telefônicas!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

De cara nova



Colarinho puído. Paredes com a tinta descascada. Livros com suas folhas amareladas. Sofá com o tecido gasto e desbotado, quase rasgando. Qualquer um destes exemplos era aplicável ao layout deste blog. Já estava mais do que na hora de fazer uma reforma, um extreme makeover, algo que vinha adiando há tempos. Afinal, este blog já tem 3 anos e meio!


Enfim, estamos com cara nova. Um look mais moderno e atualizado, principalmente do ponto de vista tecnológico. Era preciso incorporar novas funcionalidades e “botõezinhos” a este blog. Agora está tudo unido e conectado às redes sociais e outras formas de comunicação em rede. Fica mais fácil criticar, discutir, reclamar ou elogiar.

Alguns ajustes ainda estão sendo feitos, principalmente na lista de links. Alguns links estavam quebrados e eram direcionados a blogs que foram apagados ou bloqueados. Aos poucos vou fazendo o ajuste fino e incluindo aqueles blogs que porventura tenha esquecido.

Espero que tenham gostado!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cala boca Galvão!



Tudo começou como um trending topic no Twitter no dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo. Ganhou o mundo e a curiosidade dos estrangeiros. Então, veio algum piadista que inventou uma estória, um post num blog, um vídeo no Youtube - que ilustra este post -, e pronto, "criou-se" uma verdade jornalística.

Inventaram um pássaro chamado Galvão e a brincadeira ganhou a capa da Veja e a imprensa mundial.

O brasileiro é mestre em fazer piada, costuma levar tudo na brincadeira e, muitas vezes, isto é negativo, revela um traço conformista e acomodado e pouco indignado de nosso povo. Mas o mais impressionante deste caso é analisar como as mídias sociais permitem disseminar informação de forma muito rápida e eficaz e com amplo alcance geográfico. Uma ferramenta poderosa, que pode ser usada para o bem e para o mal.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Poesia Completa de Vinicius de Moraes



O Projeto Brasiliana USP disponibilizou a obra poética completa de Vincius de Moraes. As obras estão digitalizadas e acessíveis no site da biblioteca. Trata-se de mais uma etapa na digitalização de obras importantes para a cultura brasileira. Organizadas em ordem cronológica, a poesia de Vinicius fica acessível a pesquisadores e ao público em geral. Os arquivos estão em formato pdf e podem ser baixados e arquivados.

A Brasiliana USP é um projeto da Reitoria da USP e é depositária do fantástico acervo de José e Guita Mindlin, que dão nome à biblioteca física. A digitalização do acervo permite o acesso amplo a documentos e livros antigos, fonte inesgotável de pesquisa sobre a cultura brasileira.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

E o tempo levou

Manter um blog vivo é uma tarefa prazerosa antes de ser obrigação ou algo a ser cumprido. Este blog vive disto, do prazer de escrever e ser um lugar onde posso simplesmente soltar a voz, botar a boca no trombone, deixar a imaginação viajar e levar aos recantos mais inesperados os bons pensamentos e algumas linhas de inspiração.

Porém, há blogs que nascem e morrem; outros desaparecem; outros são fechados e restritos. Como o tempo levou embora alguns blogs - eles continuam disponíveis, mas sem atualização -, resolvi dar uma atualizada nos meus links.

Foram 5 novos blogs , que podem ser divididos em grupos. O Invade e fim, escrito por Luana Ferraz, e Palavras e Silêncio, da Maria Fernanda. Ambos compõem este primeiro grupo. Blogs escritos por mulheres com textos, ora apaixonados, ora introspectivos, ora reflexivos.

O outro grupo inclui 3 blogs. O Terapia da Palavra é um blog para quem gosta de escrever e quer aprimorar sua escrita. O Terapia é coordenado por Claudia Letti e Maria Rachel Oliveira. Incluo neste grupo o Senhorita Rosa. Divertidíssimos os textos e os comentários. Assuntos atuais daqueles que todos discutem e que ninguém tem razão.

O tempo leva alguns, mas traz com seu sopro novos ares e novos blogs. Sempre bom dar uma arejada por aqui e ler coisas novas. Vale a pena dar uma passadinha por lá!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ferramentas para networking



Conversando com alguns amigos e sentindo na pele o desemprego rondando, acho bem pertinente retomar a questão das ferramentas disponíveis na internet para networking. No meu caso, passo longe da aflição de perder o emprego. Coisa de profissional liberal que tem outras preocupações, tais como arrumar trabalho suficiente para pagar as contas do mês.


A atual situação econômica é um convite a reativar o networking, algo fundamental para ser lembrado e para reduzir o tempo de recolocação no mercado de trabalho. Há 2 ferramentas que utilizo com frequência: Plaxo e LinkedIn.


O Plaxo é a primeira delas. Funciona com o uma grande agenda via web em que se pode disponibilizar seus dados profissionais e pessoais. Somente sua rede de contatos pode acessar as informações, mas há sugestão de pessoas que eventualmente você conheça, o que facilita o networking. O site também tem integração com outros sites como Twitter, Lastfm, centralizando as informações num único lugar.


Com visual um pouco mais poluído, o LinkedIn também é muito útil. O sistema de graus de contato limita que alguém use o site para enviar spam ou ficar adicionando contatos. Há também sugestões de contatos para empresas onde se tenha trabalhado e faculdades cursadas. Contatos com pessoas que você não conhece somente podem ser feitos com recomendação de algum contato comum. Isto permite credibilidade ao contato e filtra o uso indevido do site.


Acho o Plaxo mais fácil de usar e visualmente mais clean, porém ambos se complementam e dependendo do país um faz mais sucesso do que outro. Por via das dúvidas, fico com os dois.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ferramentas, estatísticas e keywords




Informação é algo extremamente precioso em qualquer momento. Economistas discutem e tentam dar um valor à informação e atribuem certos ganhos ao que se denomina assimetria de informação, ou seja, nem todos têm a mesma informação ao mesmo tempo. Este lapso temporal permite que certas pessoas façam uso desta informação antes de outras, e por consequência, tenham um ganho maior com o uso da informação.

Desculpem a digressão acadêmica, mas era necessária para introduzir o tema deste post. Gosto de explorar novas tecnologias, gadgets, softwares, aplicativos, e por aí vai. Não trabalho com tecnologia, mas faço uso constante dela. Minhas aventuras exploratórias neste campo acabam por tentar relacionar a nova tecnologia com o atuação profissional. Faço uso constante de ferramentas que muitos acham inúteis. Algumas podem até ser, mas eu já sei como elas funcionam.

Tome como exemplo o Twitter. Capa da revista época da semana passada, o sistema de microblogging começa a ganhar mais adeptos. É uma febre nos EUA, assim como o Facebook, que está para os americanos, assim como o Orkut está para os brasileiros. Não sei qual a utilidade do Twitter e seus benefícios, mas dou uma olhada de vez em quando.

Alguns modismos não perduram, como Second Life. Outros têm sucesso estarrecedor e surpreendente até para seus desenvolvedores, como o Orkut no Brasil.

A blogosfera é outro mundo que conta com ferramentas bastante interessantes. Utilizo com frequência o Google Analytics, uma ferramenta de análise estatística de uso do blog. O uso é gratuito e a qualidade das informações é excelente. É possível, por exemplo, saber que este blog recebeu mais visitantes de Fortaleza do que de Porto Alegre nos últimos 30 dias; ou que há leitores de Belém e Porto Velho; ou que o principal site de referência para o blog é o Google e que as visitas buscavam informação sobre a diferença entre trabalho e emprego.

Há uma infinidade de informações, todas organizadas por categorias. Vou sempre dar uma olhada nas keywords – palavras isoladas ou expressões usadas nos sites de busca e que redundam em visitas ao blog – para ver o que o leitor busca, o que ele procura e para se ter uma ideia melhor de quem é o leitor do blog. Interessante que a crise atual tem trazido leitores que procuram informação sobre emprego, trabalho, vocação profissional, temas que apenas tratei superficialmente e pouquíssimas vezes neste blog.

Uma informação relevante dada pelas keywords é saber como funciona a cabeça do leitor. Ou seja, quando a pessoa vai procurar uma informação, o que ela busca para conseguir a informação. Simples? Sem dúvida, mas pode ser extremamente relevante para publicitários e para marketeiros. Confesso que estas keywords, às vezes, ajudam-me a dar o título do post.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google lança navegador

O Google disponibilizou para download sua versão de navegador. Chamado de Google Chrome, a empresa vai tentar enfrentar o quase monopólio do Explorer, da Microsoft. Sou da opinião de qualquer desafio à Microsoft é positivo, já que somos reféns do Office e de seus sistemas operacionais.

Incomodar a empresa de Bill Gates é um sinal de que ela precisa se mexer e abaixar os preços, pois comprar software original da Microsoft é uma cacetada. Recentemente troquei de computador, mas fiz questão de que a máquina viesse com o XP. Não conheço alguém que esteja satisfeito com o Windows Vista e acho - fazendo um exerício de futurologia - que o Vista vai cair no ostracismo, assim como o Windows Millenium, que era péssimo. Gastava-se mais tempo reiniciando o computador do que efetivamente trabalhando.

Quem usa o Firefox, outro navegador bastante popular, diz que ele é muito superior ao Explorer. Vamos ver se o Google Chrome traz boas novidades.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Selo para o blog




Recebi da Tãmara, do Intimidade, este selo. Fico muito contente e agradeço pelas visitas, comentários, críticas e claro, pelo prêmio. Estes selos são uma singela prova de que há leitores para o que escrevemos.

Repasso o selo para os seguintes blogs:

Pensamento Nosso, da Edna.

Pensar de uma Mulher, da Fabiola.

Gotas Diárias de Sentimento, da Carol.

Ventos de Mudanças, da Simone.

O Avesso da Vida, do R Lima.

Uma estrela no céu, da Denise.

O que penso, quando penso, da Bia.

Cada blog com seu estilo, mas sou leitor de todos.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Palavras numa carta




Uma das coisas que mais me fascinam neste mundo blogueiro é a forma de interação das pessoas. A comunicação ganha novas facetas, com uma velocidade e alcance não imaginado pelo escritor. Um post despretensioso gerou uma interessante conversa, se é que podemos chamá-la assim, entre pessoas de lugares diferentes, com visões diferentes. Um campo de debate saudável, respeitoso e construtivo. Sinceramente, fico muito contente quando isto acontece neste blog.

Esta interatividade e a agilidade dada à comunicação é algo que me deixa estupefato. Quantas vezes me pego pensando em pessoas que conheci através da internet, por motivos profissionais ou pessoais. São aqueles caminhos inesperados do destino, do acaso, que nos conduzem a uma encruzilhada e nesta encruzilhada, duas vidas são tocadas. Este ponto de intersecção pode durar alguns segundos, alguns minutos e morrer. Ou então, pode se perpetuar por meses, anos, por toda a vida. Amizades surgem do nada. Não há olhares a se cruzar, mas palavras, afinidades, gostos musicais, ou alguém que desperta algo adormecido, que nos faz crescer, que nos mostra o mundo de outra perspectiva, que nos cativa. Poderia desfiar muitas outras situações, mas não terminaria este post nunca.

Alguns profetizavam que o email seria o fim das cartas, da comunicação escrita; que a internet acabaria com os livros; que os blogs e sites matariam os jornais impressos. Sempre fui cético com relação a estas posições mais radicais e apocalípticas. Acho que o livro jamais desaparecerá, desde que existam leitores. E a internet, além de aumentar a velocidade da comunicação, incrementa a leitura e a escrita. Hoje escrevo muito mais do que escrevia há 20 anos atrás quando tinha que escrever em papel. Minha letra sempre foi muito feia e morria de preguiça de responder às cartas de minha mãe, quando meus pais moraram nos Estados Unidos. As cartas - agora - são eletrônicas e minha letra legível.

Outro dia fiz o caminho inverso. Escrevi um bilhete numa viagem de avião. Uma pequena carta. Acabei não entregando-a, pois faltou-me a oportunidade. Mas, tinha que enviá-la. Digitalizei o texto com um scanner e enviei por email. Coisa meio maluca, mas chegou ao destinatário. Um email híbrido - meio papel, meio eletrônico. A carta cumpriu sua função. A escrita cumpriu sua função. Lançar as palavras no papel é um ato tão humano, tão pessoal, tão generoso. Generoso pois dedicamos tempo para escrever e deixamos brotar do interior, do coração o que queremos dizer. E uma carta só leva aquilo que queremos dizer a uma pessoa específica. Só uma pessoa. Uma carta pessoal leva palavras para somente aquela pessoa, uma pessoa única, uma pessoa especial.

Tenho enorme prazer em escrever este tipo de carta. Cartas que por vezes são longas e testam a paciência do leitor, mas envio-as para que produzam o gesto mais humano e espontâneo: o sorriso.

* * * * * *

Das crônicas publicadas neste blog, a mais acessada até hoje é Carta a uma amiga. Uma carta para produzir muitos sorrisos, e quem sabe algumas lágrimas.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dando crédito à autora

Quando recebi o selo "Uma Mente Iluminada", não pude dar crédito à criadora do selo, pois os posts anteriores não a citavam. Bem, ela me descobriu antes que eu a descobrisse. Isto demonstra que ela foi atrás para ver se o selo criado por ela estava sendo bem aplicado. E como todos nós que gostamos de escrever, que gostamos das coisas que escrevemos, nada mais justo do que dar crédito a quem merece. Afinal, neste blog, procuro sempre citar as fontes (mania acadêmica que permanece), mas que nada mais é do que o correto.

O selo foi criado pela Dominique do blog Dominus. Um excelente blog que merece ser visitado. Em sua visita por aqui, ela deixou o seguinte comentário:


"Sou uma pessoa cuidadosa com as idéias que tenho pois cada ato nosso reflete mais de mil vezes ao infinito e por isso, vim até aqui dizer que é um prazer ver que o selo chegou até o seu blog (que, por sinal, o merece consideravelmente)."


E agradeço também suas gentis palavras sobre nosso humilde blog. Todos estão sempre convidados a aparecer, darem uma olhada e comentar. Este espaço está sempre aberto!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Vale um post separado


Profissional liberal neste país tem que aproveitar feriado para chamar de "férias", então fugi alguns dias para aproveitar o feriado de aniversário de São Paulo.


Estou de volta e com novos textos prontos. Escritos no tempo livre, no ócio criativo e começam a ganhar o papel. Idéias que o ar campestre inspirou. Cenas banais que podem revelar algo de extraordinário, como a noite estrelada e de lua no sábado à noite. Banais, corriqueiras, mas cheias de significado e beleza. Descansar a cabeça aguça a sensibilidade e nos ensina a apreciar o simples.


Mas este post era só para agradecer os comentários e os parabéns. Acabei me empolgando. Faço questão de agradecer nominalmente àqueles que deixaram registrado seu comentário: Katia Barros, Simone, Lila, Dê, Margarete, R Lima, Flavia, Edna, Fabiola. Obrigado pelo companheirismo, pelas críticas, pelas discussões, pelas colaborações.
E Lila, obrigado pelo selo. Pode deixar que vou fazer as indicações.


Todos podem ser lidos nos links, pois são blogs que visito constantemente.


Não esqueço também daqueles que não comentam, mas que sei que passam sempre por aqui. Sem você, este blog não existiria.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Uma propaganda do Mac

A Apple lançou uma série de propagandas nos EUA comparando o desempenho do Macintosh com os PCs. É uma antiga briga Apple vs. Microsoft.

Em alguns campos, como MP3, o iPod da Apple dá um baile no Zune da Microsoft. Nos computadores, ainda somos reféns da Microsoft.

A propaganda é divertida e um bom jeito de começar a 2a feira: rindo!


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Blog indicado



Recebi a indicação a este prêmio da Edna, do Pensamento Nosso. Agradeço a indicação e agradeço às suas frequentes visitas, dicas e comentários. O blog da Edna sempre vale a pena conferir. Uma corrente surgida na blogosfera. Aliás, vou comentar num próximo post algo muito interessante que aconteceu esta semana e algo que só possível pela internet.


Gosto e indico todos os blogs que estão na minha lista de links e visito-os frequentemente. Mas só posso indicar 5.

As regras são essas:


1. Basta indicar 5 blogs que você realmente ache interessante, mesmo que eles já tenham sido escolhidos por outros blogueiros.


2. O objetivo é unir blogs que se comunicam e formam uma grande rede na blogosfera com textos interessantes com a intenção de compartilhar, criar e interagir com todos os blogueiros de plantão.


Os indicados são:

1. Pensar de uma mulher
2. Ventos de Mudanças
3. Bicho Solto
4. Lonely Avenue
5. Uma estrela no céu

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Internet e credibilidade

A Edna levantou a bola e vou cortar, seguir a discussão mas mudando a ótica. O bom da blogosfera é a forma como discussões são incentivadas.

Há 10 anos o acesso à internet era praticamente inexistente. Telefone celular, então, algo caro e arcaico. Hoje, é possível acessar a internet pelo telefone celular - coisa que faço com certa frequência para checar emails. Em 10 anos - apenas 10 anos -, houve uma fantástica revolução na forma de comunicação e na velocidade da comunicação. O mundo mudou e toda mudança gera aspectos positivos e negativos.
Vejamos os blogs como exemplo. Muito se fala da força transformadora de blogs e na credibilidade dos blogs. Há muitos blogs que simplesmente reproduzem textos de outros sites, fazendo o famoso "recorta e cola". Mas há muitos blogs com excelente conteúdo. A questão da credibilidade não afeta apenas os blogs, mas todo o conteúdo da internet.
Hoje, faz-se uma pesquisa usando o google ou a wikipedia. O primeiro apresenta uma lista de links e locais para achar mais informações. A segunda já apresenta a informação que é incluída por milhões de editores. Mas ela é confiável? Recentemente, uma pesquisa realizada nos EUA revelou que alguns editores da wikipedia alteravam dados para influenciar os leitores. Os verbetes poderiam ser usados como forma de propaganda ou como forma de manipular os leitores.
A visão crítica é fundamental para uma pesquisa bem feita na internet, principalmente quando se fala de trabalhos acadêmicos ou trabalhos de criança para a escola. É preciso ensinar nossos filhos que não se pode simplesmente copiar um texto. É preciso checar a fonte e fazer um resumo do que se encontrou na pesquisa. Dá trabalho, mas pesquisar é uma atividade que dá trabalho. E dará trabalho aos pais incutir esta forma de conduta nos filhos.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Um olhar virtual


Nada substitui um olhar real, olho no olho, o sentir um carinho na pele, andar de mãos dadas, um abraço sincero. O real não é sucedâneo do virtual, mas no mundo de hoje, as formas de se comunicar mudaram. O conhecimento e a atração entre pessoas se dava com um prepoderante elemento visual. Ora era a beleza, ora o charme ou a elegância, ora a inteligência perceptível num determinado encontro social.

Aonde quero chegar com isto? Li no blog da Lila uma abordagem interessante sobre a beleza e a influência da mídia na formação do padrão de beleza, o que vou deixar para abordar em outro post. Homens e mulheres dão importância diferente à beleza no sexo oposto. Enquanto os homens são mais atraídos pela beleza estética, as mulheres parecem dar maior importância a outros traços de personalidde dos homens. Talvez mais perspicazes do que nós homens, não se deixam levar por um simples rosto bonito sem conteúdo.


Interessante notar como a mudança nas formas de comunicação alteraram este padrão de conduta. Há diversos livros de psicólogos que tratam de relacionamentos surgidos por intermédio da internet. Em outras palavras, pessoas que se conhecem sem se ver. Amizades e namoros surgem entre pessoas que só vão ter contato pessoal e real depois de muitas conversas. O vínculo emocional e afetivo é criado independente do contato visual, ou seja, a forma de atração muda e por consequência, a beleza se torna muito mais relativa, pois passamos a conhecer a pessoa como ela é por dentro (antes que alguém alerte sobre os perigos destes contatos, eu sei que há muita mentira e que é preciso ter cuidado, mas partamos da premissa de que as pessoas estão sendo sinceras).


Em épocas em que se esperava dias por uma carta, hoje um email chega rápido, um recado no orkut é instantâneo e um torpedo nos alcança em qualquer lugar. Ainda que diferentes, ainda que intermediados por meios eletrônicos, o impacto ou benefício destas mensagens é equivalente. Como é bom receber um email de um amigo ou amiga que não tínhamos notícia há tempos, como é bom começar o dia com um recadinho e como é bom saber que somos lembrados por amigos.


Nada substitui o real, mas o que parece virtual reflete no real, ainda que não estejamos lá para apreciar o sorriso e a alegria de quem recebe nosso carinho.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Espírito Crítico e Liberdade de Imprensa


Alguns temas rondaram as revistas, jornais e telejornais nesta última semana. Entre algumas notícias esparsas há um tema de fundo: liberdade de imprensa e liberdade de expressão.


Comecemos com a notícia de que uma mãe questionou judicialmente alguns erros contidos em apostilas do grupo COC. Depois o Presidente Lula atacou a imprensa, afirmando que a imprensa só publica notícia ruim e que isto impede o crescimento do turismo no país (não vou entrar no mérito da lógica do nosso presidente). E trago também, para esta colcha de retalhos, um artigo escrito por Carlos Costa na Revista Getúlio nº 3 (Samba de uma nota só) em que ele critica as figurinhas carimbadas que dão opinião nas revistas e jornais. Ele lança a questão: será que não tem mais nenhum outro especialista no assunto? Por que sempre os mesmos?


Agora vou costurar estes retalhos.


A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão e pensamento são fundamentais em qualquer sistema democrático e livre. São liberdades fundamentais, pilares de uma sociedade plural e com diversidade de correntes de pensamento. Isto deve levar-nos a desenvolver um apurado espírito crítico. Não podemos aceitar tudo que lemos ou ouvimos. A imprensa também erra. Mas uma imprensa livre é garantia de que o Estado não invadirá nossos direitos e liberdades. No momento em que se cria uma TV estatal para divulgar as ações do Governo, ou como fez Hugo Chávez, revoga-se a concessão de um canal de televisão que tem posições diferentes das do ditador, a liberdade individual está ameaçada.


Estas ameaças, este patrulhamento ideológico, não pode ser admitido no Estado de Direito. Fico abismado como um Presidente pode agredir a imprensa da forma como fez - e sempre tem feito. Ele só pode falar o que fala por causa da liberdade que ele tanto critica. E a liberdade de pensamento, de questionar, de criticar, é que permite os grandes avanços científicos em todos os campos. Crítica e diversidade é sinônimo de desenvolvimento.


Por isso concordo com Carlos Costa, precisamos entender que os "especialistas" ouvidos pelos meios de comunicação não são os únicos, nem que aquela posição é única. A atitude da mãe que questionou as apostilas do COC foi uma atitude crítica, de exercício de sua liberdade de pensamento, de não concordar com uma tese marxista de esquerda. Ela tem todo o direito de fazer isto, do mesmo jeito que os marxistas têm direito de criticar o capitalismo.


Aguçar o espírito crítico é fundamental no proceso educacional. Algumas vezes escrevi cartas para jornais e revistas e algumas foram até publicadas na coluna dos leitores, mas para alguns meios de comunicação simplesmente desisti. Parei de comprar determinada revista ou de ouvir determinada rádio por não concordar com as opiniões expressadas.~É meu direito fazer isto.


Esquece-se o Presidente Lula que hoje existe a internet e a blogosfera. Não há forma mais livre de liberdade de expresão e pensamento do que os milhões de blogs que existem. Viva a internet! Viva o espírito crítico e viva a liberdade!