terça-feira, 27 de março de 2007

Rio e São Paulo na Vejinha


A Vejinha desta semana trouxe uma reportagem de capa que merece ser aplaudida. Em São Paulo, a revista falou do Rio e no Rio, escreveu sobre São Paulo. Achei muito interessante e por isto vou comentar.


Aqueles que me acompanham sabem da minha paixão pelo Rio de Janeiro e suas belezas. A reportagem mostrou como o Rio é um excelente destino para um feriado prolongado. O Rio não é só praia e tem excelentes opções culturais e gastronômicas. Precisamos vencer o preconceito e aprender a apreciar o que há de bom.


Para os preconceituosos, vou deixar apenas uma estorinha. Em janeiro de 2005 fui ao Rio de férias. Fiquei 1 semana com a família. Um dia fui almoçar no Photochart, restaurante que fica ao lado da entrada do Hipódromo da Gávea. Enquanto olhávamos o cardápio, minha filha com 4 anos disse ao maitre que queria arroz com feijão. Todos acharam graça da menininha, mas percebi que o maitre cochichou algo com o garçom. Trouxeram-lhe um prato de arroz com feijão que ela devorou. E isto não foi cobrado na conta. Um simples detalhe, mas algo que marcou. Simpatia carioca e hospitalidade que não se encontra necessariamente em outros lugares.


Tive ótimas impressões também do Gula Gula, um restaurante que para mim tem a cara do Rio. Despojado e comida muito boa. Uma ótima dica no centro é o Café Odeon, na Cinelândia. Um café no estilo parisiense, com boa comida e bruschettas de dar água na boca.


Digo o mesmo dos hotéis. Nas últimas viagens a trabalho, sempre tenho sido bem recebido.


Acho também que São Paulo é uma excelente opção para os cariocas. Há agora duas mostras em São Paulo que merecem uma visita: Leonardo da Vinci, na Oca, e as gravuras de Goya, no MASP. Sem falar no recente Museu da Língua Portuguesa que é um sucesso de público. Isto mostra que brasileiro tem interesse por cultura, basta apenas divulgar e incentivar a visitação.


Restaurantes em São Paulo não faltam. Mas aqui também, sempre tem alguma novidade muito boa a ser descoberta. Outro dia fui ao Shimo, um restaurante japonês modernoso. Há diversas opções de pratos quentes para quem não gosta de sushi e sashimi. Ou então, qualquer um dos restaurantes da Rua Amauri para quem gosta de badalação.


Enfim, fica o registro de que as duas maiores cidades do país tem muito a oferecer. É só ir atrás, descobrir e explorar.

NOTA: A foto que ilustra este post é do Parque do Ibirapuera, ótimo local para passeios a pé.

Um comentário:

Fabiola disse...

eu adorei as dicas!!!
Vc já foi na antiga casa da Leila Diniz?
A Paola ama arroz com feijão!!