quarta-feira, 14 de março de 2007

Dia da Poesia: Cecília Meireles

Hoje é dia da Poesia. No Brasil, há dia para tudo, menos para não pagar imposto. Não vamos estragar a festa. Escolhi um poema especial. Um poema que retrata o suspiro, a delícia de ouvir um nome, de sonhar com um nome, de se arrepiar com um nome. Um nome que é de uma pessoa viva, de uma pessoa querida.

Deixo-os com um poema de Cecília Meireles, de sua obra Canções:

RESPIRO TEU NOME

Respiro teu nome
Que brisa tão pura
súbito circula
no meu coração!

Respiro teu nome.
Repentinamente,
de mim se desprende
a voz da canção.

Respiro teu nome
Que nome? Procuro...
- Ah! teu nome é tudo.
E é tudo ilusão.

Respiro teu nome.
Sorte. Vida. Tempo.
Meu contetamento
é límpido e vão.

Respiro teu nome.
Mas teu nome passa.
Alto é o sonho. Rasa,
minha breve mão.

(Canções. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005, p. 10-11)


O tempo pode ser curto e breve, o encontro efêmero demais, mas teu nome permanece comigo e nunca passa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonito e verdadeiro.


Fernanda