quinta-feira, 1 de março de 2007

Parabéns ao Rio de Janeiro!


Não poderia deixar passar batido o aniversário de fundação do Rio de Janeiro. E vou provocar um pouco com esta linda imagem do Pão de Açúcar ao por do sol. Agora entendo porque horário de verão é tão apreciado pelos cariocas. Porque escurece mais tarde e dá para sair do trabalho e contemplar a beleza dessa cidade. Vou ficando mais velho e revendo conceitos. Este ano, pela primeira vez, senti falta do horário de verão. Fim de tarde e vem a penumbra.


Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundava a cidade que chegou a ser a capital do Brasil e é um centro de cultura e de negócios. Lá se vão 442 anos de vida de uma cidade realmente maravilhosa. Como saiu no Migalhas de hoje, com tamanha beleza, deveríamos falar na descoberta do Rio de Janeiro e não em sua fundação. Concordo em gênero, número e grau.


Tenho que fazer uma confissão, e já disse isto aqui antes. Era implicante com o Rio, com os cariocas e com tudo que tinha a ver com a Cidade Maravilhosa. Isto começou a mudar numa viagem de férias em janeiro de 2005. Mas a minha "conversão" de paulista bobo para um paulista apaixonado pelo Rio deu-se ao longo do ano passado. E isto inclui o jeito de falar, com todas as gírias! Mérito de uma carioca. Aliás, preciso ir ao Rio matar as saudades.

Nenhum comentário: