Mostrando postagens com marcador blog. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blog. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

7 anos



Há exatos 7 anos, este blog iniciava sua jornada. Sete anos que passaram rápido e que resultaram em 879 posts dos mais diversos temas, mas sempre tendo como pano de fundo reflexões sobre a vida, o cotidiano, a cultura, a literatura.

A proposta inicial ganhou novos contornos, pois o propósito primeiro era centrar as discussões na conjuntura brasileira, em política e economia. A literatura ganhou espaço e foi se apropriando do blog. Aos poucos surgiram crônicas, poesias e contos. E textos que repousavam no fundo da gaveta ganharam o palco e alçaram voo.

Esta mudança no conteúdo é facilmente explicável. Expor o que se escreve causa um certo medo inicial, há que vencer a vergonha de mostrar o que se escreve. No começo, tive pavor de publicar poesias, por exemplo. Mas a sabedoria do tempo parece nos ensinar que há momento para tudo e que havia chegado o momento de acreditar nos meus textos. Assim, eles ganharam o maior espaço do blog.

Claro que a inspiração foi generosa e veio me visitar habitualmente – ou talvez eu tenha aprendido a dar voz à inspiração mais presente e  antes não notada.  Assim a literatura e a escrita ganharam maior espaço neste blog e hoje predominam.

Nestes anos, este blog foi citado numa dissertação de mestrado na área de comunicação social, teve pedidos para uso de textos e poesias e firmou-se como um local para deixar a imaginação voar. Talvez tenha emocionado algum leitor, talvez tenha causado lágrimas de alegria, talvez tenha provocado sorrisos. Se despertou no leitor um pouco disto, atingimos nosso objetivo.

Quanto à escrita, devo registrar uma nota final. Quando percebi que os textos escritos por mim ganhavam mais espaço, aventurei-me numa oficina literária. Precisava entender melhor o processo criativo e precisava de crítica e aconselhamento  profissional. Depois de participar de 3 oficinas, posso dizer que o Terapia da Palavra ajudou muito minha escrita e o processo de criação. Recomendo a todos que querem escrever e aprimorar a forma de escrever fazer uma oficina literária. Arrisque-se que vale a pena. Agradeço a dedicação da equipe do Terapia da Palavra e a paciência comigo.

Agradeço a todos que por aqui passam, que por aqui comentam, ou que simplesmente dão uma olhadinha e saem em silêncio. Muito o obrigado a todos.




segunda-feira, 18 de junho de 2012

800 posts



Este é o post de número 800! Demorou pouco mais de cinco anos e meio para atingir este número. Ao longo deste período, há poesias, crônicas, contos, comentários (não ousaria chamá-los de críticas) sobre livros, pensamentos, opiniões, músicas, vídeos e até algumas tentativas de textos levemente humorísticos sobre o cotidiano. Um texto comemorativo e que deveria ser de aniversário, mas uma crônica de aniversário – atrasada – está quase prontinha, quase saindo do forno.

Ao lançar uma perspectiva sobre tudo que aqui foi publicado fico com uma sensação boa. Alguns textos ficaram muito bons (modéstia à parte), outros nem tanto. Alguns textos tinham um viés político crítico de forma proposital, que para alguns pode ter soado radical. Em síntese, tentei refletir no texto um pensamento crítico, uma opinião sobre fatos contemporâneos. Ouso dizer que este blog fez jus ao seu nome ao conseguir prever o futuro, sem misticismos, apenas com a lógica e uma análise sob um ângulo diferente da maioria dos jornais. Diria que o melhor exemplo deste acerto futurológico é o caso do Deputado Protógenes Queiroz.

Iniciei este blog com um propósito singelo de dar vazão à escrita, às ideias e não permitir que determinados fatos ficassem sem um comentário. O blog é uma forma de externar minha revolta com o que não concordo, mas também de elogiar o que merece ser elogiado, de incentivar as pessoas a lerem e desfrutarem da cultura, enfim, de compartilhar ideias.

Curioso que esta mistura de temas e formas de escrever fez com que este blog fosse até citado numa dissertação de mestrado de Cynthia Morgana Boos de Quadros, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Linguagem, em maio de 2008. A citação foi de fato uma honra e uma surpresa, descoberta por acaso enquanto atualizava meu currículo Lattes. Para os interessados, a dissertação integral pode ser lida aqui.

Porém, sinceramente, o que é mais recompensador acerca de manter este blog não é uma citação acadêmica, mas a interação com quem lê. Sei que textos aqui escritos já provocaram sorrisos, gargalhadas, lágrimas, emoção, motivação e alegria. Ainda que não veja, tenho a consciência que despertar um sorriso sincero no leitor é a maior das recompensas. Emocionar e alegrar com a palavra é algo indescritível, diria que há um toque de divino quando as palavras tocam o leitor. O escritor é mero instrumento que traduz a beleza da vida – que por vezes não é bela. Tento deixar o pessimismo de lado neste canto de escritor e esforço-me por descobrir o que há de bom até no evento mais triste e trágico. A vida segue e ela se torna mais leve quando a jornada é feita com um sorriso.

Agradeço a todos que por aqui passam, a todos que leem o blog, a todos que criticam, incentivam e que simplesmente passam para dar uma olhadinha! Obrigado novamente!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Falta de assunto?


Há um aparente silêncio neste blog, não por falta de assunto, mas por falta de silêncio. Sim, meu caro amigo, falta de silêncio. Contraditório? Explico-me.

Sou advogado e o grande calvário de todo advogado militante são os prazos. Os prazos, na maioria das vezes, não podem ser prorrogados. Se um prazo não for cumprido, o prejuízo é quase certo: para a parte envolvida e para o advogado que responderá por omissão e negligência. 

Andei assoberbado de prazos - o que é bom por um lado, ruim por outro - e o silêncio de que tanto necessito para escrever evaporou. O blog ficou silencioso, sem textos. Os textos ficaram fervilhando na minha cabeça, numa revolta constante para saltar para o papel ou a tela do computador. 

Preciso do silêncio para mergulhar no texto, algo parecido com o que é feito no texto técnico jurídico, mas com conteúdo muito diverso. Outro dia ouvia um especialista em produtividade no ambiente de trabalho dar uma entrevista no rádio e sugerir que as pessoas somente olhem seus emails 4 vezes ao dia. Faço isto há alguns anos. Evito a distração dos constantes emails que chegam, sendo que a maioria é lixo. Quando preciso redigir alguma petição ou defesa, tranco-me na minha sala, não atendo os telefones e não respondo email. A imersão é total para não atrapalhar o fio da meada.

Porém, quando dou asas aos meus devaneios de final de dia - ou de começo de dia, ou de meio de dia -, basta a inspiração e deixá-la ganhar corpo. Muitas vezes só tenho a primeira frase e o resto vem com a inspiração. Ignácio Loyola Brandão escreveu certa vez que se a inspiração não vem, caminhe pelas ruas e observe. A inspiração voltará. Sigo este conselho do escritor paulista. Por vezes os textos demoram a ganhar corpo, mas esforço-me para que não se percam no vazio.

Dito isto, vou aproveitar a quietude da noite fria e deixar que as palavras ganhem corpo.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cadê meu post ?

Assodado com a correria profissional, ontem, durante a espera de 45 minutos para uma reunião, escrevi dois textos. Um deles virou um post. E o que aconteceu? Evaporou-se do blogger!

Creio que mais pessoas devem ter perdido material. A "nuvem" - ou cloud computing - tem se provado cada vez menos confiável. Eu cético - ou vício de advogado - com a preservação de arquivos agora deixei de ser o chato que desconfia de certos avanços tecnológicos.

Em breve, o post antigo que será republicado.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

De cara nova



Colarinho puído. Paredes com a tinta descascada. Livros com suas folhas amareladas. Sofá com o tecido gasto e desbotado, quase rasgando. Qualquer um destes exemplos era aplicável ao layout deste blog. Já estava mais do que na hora de fazer uma reforma, um extreme makeover, algo que vinha adiando há tempos. Afinal, este blog já tem 3 anos e meio!


Enfim, estamos com cara nova. Um look mais moderno e atualizado, principalmente do ponto de vista tecnológico. Era preciso incorporar novas funcionalidades e “botõezinhos” a este blog. Agora está tudo unido e conectado às redes sociais e outras formas de comunicação em rede. Fica mais fácil criticar, discutir, reclamar ou elogiar.

Alguns ajustes ainda estão sendo feitos, principalmente na lista de links. Alguns links estavam quebrados e eram direcionados a blogs que foram apagados ou bloqueados. Aos poucos vou fazendo o ajuste fino e incluindo aqueles blogs que porventura tenha esquecido.

Espero que tenham gostado!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Colagem silenciosa

Em rápida pesquisa, descobri que o silêncio foi tema de 73 posts neste blog. Merecia uma tag específica, mas não vou me dar o trabalho. O tema volta em forma de colagem. Uma colagem de links de posts deste e de outros blogs com a temática silêncio.

Poesia: Silêncio

Flerte com o silêncio

Crônica: Palavras Caladas

Silêncio, de Tantos Caminhos

[pensando alto] , do [entre tantas]

Descompasso, do Certo querer

Dos tantos outros em mim, do Sonhos Soprados

terça-feira, 23 de março de 2010

Campanha pela liberdade de expressão em Cuba

A mensagem chegou até este blog como um comentário, mas o tema é tão relevante que merece destaque em um post exclusivo.

Eis a mensagem:

"Divulgar
Causa Humanitária.

Por favor,
há uma campanha na rede neste momento.

A falta de liberdade de expressão em Cuba levou a cadeia dezenas de pessoas por crime de opinião.

Aqui no Brasil, podemos nos expressar, dizer o que pensamos, se alguém é ou não isso ou aquilo, se fulano é ou não alinhado com o governo e etc.

Desde que não acusemos ninguém de um crime tipificado na lei (e ser alinhado ou não, ou ser “cabeça de planilha” ou não, não são crimes), podemos nos expressar com liberdade. Não tiramos pedaços de ninguém.



Temos esta liberdade, de criticar a política econômica quando não concordamos, ou de criticar este ou aquele programa de governo. Às vezes a vemos como exagerada, às vezes sentimos na pele seu limite estreito.



Mas o seu valor é inquestionável.

Disse William Blake nos Provérbios do Inferno:”Esteja sempre pronto a dar sua opinião e os vis te evitarão.”

Contudo, ainda hoje, em pleno século XXI, existem países aonde isto não é possível, como China, Coréia do Norte ou Cuba. A vileza humana já foi mais longe outrora quando milhões morreram. Não há necessidade de outros 100.

Há uma campanha mundial pela liberdade de expressão em Cuba. Neste momento, vários presos políticos estão em greve de fome. Desse modo, peço o obséquio de que divulgue em seu blog o link


Já se encontra assinado por pessoas do mundo inteiro que prezam pela liberdade de expressão. Entre elas, está Yoani que demonstra a força que um blog pode ter num país que pretende cercear a liberdade. Como blogueiro, deve ser motivo de orgulho observar até onde se pode ajudar a uma causa humanitária."
 
A situação de Cuba é conhecida de todos, mas é algo diante do qual não podemos nos calar.
 
Basta ver a tentativa de censura que o CQC sofreu, mas que o Tribunal de Justiça de São Paulo reverteu. O programa da Band foi proibido por uma semana de veicular matéria jornalística sobre o desvio de um bem doado à Prefeitura de Barueri. Calar a imprensa é o primeiro passo para a instalação de uma ditadura, algo com que o atual Governo simpatiza, com as declarações de Lula já demonstraram.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Comentários e Crônicas


A interação com leitores, muitas vezes anônimos, é uma das partes mais interessantes de manter um blog. Diria que é extremamente gratificante receber um comentário num texto de alguém que se identificou com o que foi escrito. Por algum motivo, o leitor chegou até aqui e gostou do que encontrou. Esta interatividade é fascinante. Saber que alguém em Paris acessou o blog, ou que um leitor no Acre interessou-se e gostou do que encontrou, mostram a força da comunicação nas suas mais variadas formas. E tudo isto é muito gratificante para este escriba.

Sei que já falei sobre isto antes, mas um comentário anônimo e elogioso, deixado recentemente numa crônica de agosto de 2007 (Beijo Vazio), fez-me voltar ao tema e resolvi organizar uma retrospectiva destes textos de ficção. Ainda que denominadas de crônicas, talvez seria mais preciso chamar os textos de minicontos. Deixemos o rigor acadêmico de lado e fiquemos com a nomenclatura crônicas.

Confesso que é o conjunto de textos que mais gosto neste blog, pelos quais tenho maior carinho e nos quais sinto um pouco da inspiração criativa do escritor. Nascem em horas e momentos dos mais inesperados; nascem mentalmente, e depois ganham vida neste blog.

Utilizando uma das ferramentas que medem a audiência no blog, vou organizar as crônicas mais lidas e algumas das minhas preferidas. Aguardem esta retrospectiva nos próximos dias.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

E 3 anos se passaram



De forma implacável o tempo passa, sem pedir licença, sem aceitar pausas. No dia 15 de janeiro de 2007, o primeiro post veio à tona neste humilde blog. Surgido por culpa de alguém, que resolveu dar aquele empurrãozinho necessário para que as palavras saíssem do fundo da gaveta e ganhassem um espaço público. Confesso que havia uma timidez que me impedia de publicar o que escrevia. Ou talvez um medo de parecer ingênuo e ser sufocado pelas críticas. Mas isto não ocorreu.

Alguns textos talvez tenham provocado lágrimas e outros sorrisos. Talvez alguém tenha se identificado com algum personagem; talvez alguém tenha tido um momento de saudade. Quem sabe um leitor desavisado, que por aqui passou, sentiu-se provocado a ler um livro que aqui fora comentado. Quem sabe uma música despertou um sentimento adormecido, ou talvez permitiu um novo olhar sobre a realidade.

Não tinha grandes pretensões. Queria apenas escrever e deixar fluir a inspiração. A inspiração mantém-se viva, despertada pela musa. Colhi deste espaço reações que me deixaram por vezes sem graça, que me surpreenderam, mas que reveleram que há muita coisa boa para ser lida em blogs. Boas discussões surgiram. Longas conversas e novos interlocutores passaram a fazer parte deste pequeno canto, comentando ou simplesmente visitando. De todos os cantos do Brasil e de outros países, passaram leitores. Alguns deles escreveram emails narrando alguma reação a algum texto. É fascinante perceber que a palavra tem um poder mágico, um poder de mudar, de cativar, de transformar.

O propósito inicial do blog era ater-se à literatura. Em certos momentos, a política ganhou o palco principal. Sinto que neste ano a política será uma temática constante deste blog. Mas acima de tudo, descobri que o blog é livre para expressar a minha opinião. Acredito que o princípio fundamental que norteia os temas é a liberdade de expressão. Por mais tentem limitá-la, por mais que tentem tolher suas mais variadas formas, a liberdade de expressão não poderá ser cerceada na internet. Em ano de eleição, a voz deste blog não se calará.

Completo 3 anos escrevendo neste cantinho. Este blog não existiria sem um empurrãozinho providencial, provocado por alguém que ao acaso cruzou meu caminho. Agradeço a todos que por aqui passam, comentam, criticam ou simplesmente olham.

Voltem sempre!


quarta-feira, 15 de abril de 2009

E o tempo levou

Manter um blog vivo é uma tarefa prazerosa antes de ser obrigação ou algo a ser cumprido. Este blog vive disto, do prazer de escrever e ser um lugar onde posso simplesmente soltar a voz, botar a boca no trombone, deixar a imaginação viajar e levar aos recantos mais inesperados os bons pensamentos e algumas linhas de inspiração.

Porém, há blogs que nascem e morrem; outros desaparecem; outros são fechados e restritos. Como o tempo levou embora alguns blogs - eles continuam disponíveis, mas sem atualização -, resolvi dar uma atualizada nos meus links.

Foram 5 novos blogs , que podem ser divididos em grupos. O Invade e fim, escrito por Luana Ferraz, e Palavras e Silêncio, da Maria Fernanda. Ambos compõem este primeiro grupo. Blogs escritos por mulheres com textos, ora apaixonados, ora introspectivos, ora reflexivos.

O outro grupo inclui 3 blogs. O Terapia da Palavra é um blog para quem gosta de escrever e quer aprimorar sua escrita. O Terapia é coordenado por Claudia Letti e Maria Rachel Oliveira. Incluo neste grupo o Senhorita Rosa. Divertidíssimos os textos e os comentários. Assuntos atuais daqueles que todos discutem e que ninguém tem razão.

O tempo leva alguns, mas traz com seu sopro novos ares e novos blogs. Sempre bom dar uma arejada por aqui e ler coisas novas. Vale a pena dar uma passadinha por lá!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ferramentas, estatísticas e keywords




Informação é algo extremamente precioso em qualquer momento. Economistas discutem e tentam dar um valor à informação e atribuem certos ganhos ao que se denomina assimetria de informação, ou seja, nem todos têm a mesma informação ao mesmo tempo. Este lapso temporal permite que certas pessoas façam uso desta informação antes de outras, e por consequência, tenham um ganho maior com o uso da informação.

Desculpem a digressão acadêmica, mas era necessária para introduzir o tema deste post. Gosto de explorar novas tecnologias, gadgets, softwares, aplicativos, e por aí vai. Não trabalho com tecnologia, mas faço uso constante dela. Minhas aventuras exploratórias neste campo acabam por tentar relacionar a nova tecnologia com o atuação profissional. Faço uso constante de ferramentas que muitos acham inúteis. Algumas podem até ser, mas eu já sei como elas funcionam.

Tome como exemplo o Twitter. Capa da revista época da semana passada, o sistema de microblogging começa a ganhar mais adeptos. É uma febre nos EUA, assim como o Facebook, que está para os americanos, assim como o Orkut está para os brasileiros. Não sei qual a utilidade do Twitter e seus benefícios, mas dou uma olhada de vez em quando.

Alguns modismos não perduram, como Second Life. Outros têm sucesso estarrecedor e surpreendente até para seus desenvolvedores, como o Orkut no Brasil.

A blogosfera é outro mundo que conta com ferramentas bastante interessantes. Utilizo com frequência o Google Analytics, uma ferramenta de análise estatística de uso do blog. O uso é gratuito e a qualidade das informações é excelente. É possível, por exemplo, saber que este blog recebeu mais visitantes de Fortaleza do que de Porto Alegre nos últimos 30 dias; ou que há leitores de Belém e Porto Velho; ou que o principal site de referência para o blog é o Google e que as visitas buscavam informação sobre a diferença entre trabalho e emprego.

Há uma infinidade de informações, todas organizadas por categorias. Vou sempre dar uma olhada nas keywords – palavras isoladas ou expressões usadas nos sites de busca e que redundam em visitas ao blog – para ver o que o leitor busca, o que ele procura e para se ter uma ideia melhor de quem é o leitor do blog. Interessante que a crise atual tem trazido leitores que procuram informação sobre emprego, trabalho, vocação profissional, temas que apenas tratei superficialmente e pouquíssimas vezes neste blog.

Uma informação relevante dada pelas keywords é saber como funciona a cabeça do leitor. Ou seja, quando a pessoa vai procurar uma informação, o que ela busca para conseguir a informação. Simples? Sem dúvida, mas pode ser extremamente relevante para publicitários e para marketeiros. Confesso que estas keywords, às vezes, ajudam-me a dar o título do post.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Meme: 6 coisas


Recebi este meme da Fabíola já faz algum tempo e estava em falta.

As regras são:

- colocar o link de quem te indicou no meme selo, no teu blog;
- escrever essas 5 regras antes de seu meme para deixar a brincadeira mais clara;
- contar seis fatos aleatórios sobre você (essa é a proposta da brincadeira);
- indicar seis blogueiros para continuar a brincadeira;
- avisar esses blogueiros que eles foram indicados.

Vamos aos fatos aleatórios:

1. Caminhar - Adoro caminhar por ruas, praças. São Paulo, com sua geografia acidentada, não contribui muito com este hábito, mas gosto de explorar uma cidade a pé, caminhando sem pressa, observando, reparando. Geralmente, caminho pela rua totalmente absorto nos meus pensamentos. Várias vezes já cruzei com pessoas na rua sem que as notasse, reparando na pessoa apenas quando me chamam ou seguram no braço;

2. Café - Não passo um dia sem tomar um bom café expresso (espresso para os puristas italianos). Meu trajeto sempre inclui uma parada para um café. Gosto de café, mas notei que estas pausas acabam sendo um momento para respirar, um momento para ouvir meus pensamentos no meio da correria do dia.

3. Livros - Estou sempre cercado de livros. Quer sejam livros jurídicos - e a biblioteca do escritório é quase toda minha -, quer sejam livros de ficção ou não-ficção. Bastou um tempo livre, estou lendo. Quando um livro me cativa e prende então, até esqueço da existência da televisão.

4. Cavalos - Cresci convivendo com estes animais e sempre fui apaixonado por cavalos. Não importa a raça, não importa a modalidade. Os cavalos de corrida fazem parte da minha vida desde os 3 anos de idade. Meu avô tinha cavalos no Jockey, meus tios, meu sócio...enfim, a convivência é constante. Gosto de montar e já fiz equitação, na modalidade salto. Cheguei a ganhar algumas provas para iniciantes, mas bati o joelho num obstáculo e tive que ficar 6 meses parado. Com a lesão, acabei parando, mas basta viajar ao interior ou a algum lugar que tenha cavalos que serei o primeiro a montar.

5. Bom humor - Sou uma pessoa bem humorada. Dificilmente acordo virado ou de cara fechada. Não sou o bem humorado palhaço que chega fazendo piadinha e abraçando todo mundo; sou um bem humorado mais quieto, mais introvertido. Isto leva muitas pessoas a me acharem bravo, fechado, metido, o que é muito distante da realidade.

6. Silêncio - Preciso de um tempo de silêncio no final do dia. Algumas vezes uso o tempo no trânsito para ouvir e conversar com meus pensamentos. Rádio desligado no carro. Só eu diante de um "espelho" para refletir o interior. Gosto deste silêncio no final do dia. É algo que passei a sentir necessidade de uns anos para cá e que me faz muito bem.

Desta vez não vou fazer indicações. Continua a brincadeira quem quiser e se interessar.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Selo: Blog Maneiro

Ganhei da Veridiana Serpa, do blog 30 & alguns, o prêmio/selo/meme “Olha Que Blog Maneiro” que foi criado pelo Guilherme Bandeira do blog Olha Que Maneiro!

O objetivo consiste em indicar 10 blogs maneiros e enviar uma foto sua ou de alguém que você queira, lá para o e-mail olhaquemaneiro[arroba]gmail.com, que o Guilherme irá fazer uma caricatura da imagem na foto enviada.

E os meus indicados são: Edna Federico, do Pensamento Nosso; Rodolfo Lima, do DogMas; Eduardo Carvalho, dele mesmo; Señorita Rosa, do Señorita Rosa com o candelabro na biblioteca; Patricia H, do [re]tratos; Tiago Soarez, do Bossa Nova Café!; Cirilo Veloso, do Simples Coisas da Vida; Fabíola Cassab, do Pensar de Uma Mulher; Tata, do Bicho Solto; Margarete, do Pérolas das Flores.

Uma variedade de blogs com temas bem diversificados, mas que sempre dou uma passadinha.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Selo: Prêmio Dardos



Recebi esta homenagem da Edna, do Pensamento Nosso. Agradeço a honra e assino embaixo das recomendações que ela fez. Algumas indicações serão repetidas, mas isto só valoriza a qualidade dos indicados.

Vamos as informações sobre o Prêmio Dardos:

“Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.Quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:

1. exibir a distinta imagem;

2. linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio;

3. escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o Prêmio Dardos.”

1. 30 & Alguns

2. Bossa Nova Café

3. Intimidade

4. Lonely Avenue

5. Sentimento Infinito

6. Simples Coisas da Vida

7. Uma estrela no céu

8. Gotas diárias de sentimentos

9. Pensar de uma mulher

10. O Avesso da Vida - mesmo que encerrado, os textos merecem a visita.

11. Bicho Solto

12. [re]tratos

13. Pérolas das Flores

14. Centelhas de idéias

Aparentemente falta um, mas fica reservado para um blog que está em gestação e que merece ser indicado, diferente dos outros indicados acima. Mas é preciso aguardar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sobre blogs e comentários

Qualquer pessoa que se disponha a escrever um blog provavelmente enfrentará comentários - pelo blog ou via email - não muito simpáticos. Alguns chegam a ser grosseiros e indelicados. Outros são ofensivos e acabem apagados pelos moderadores.

No blog Pensamento Nosso, aconteceu isto na semana passada. Em post do sábado, a Tâmara respondeu a um email inadequado. Na semana passada, recebi também um email com um monte de baboseiras. Estes fatos me levaram a pensar um pouco sobre estes comentários.

Em primeiro lugar, o "dono" do blog tem todo direito de aceitar ou não o comentário que é feito. Há vários tipos de blogs. Os blogs com estilo diário pessoal tendem a receber comentários mais invasivos e críticos. Sempre tem alguém para palpitar - ou criticar. Em blogs temáticos, mais impessoais, as críticas - geralmente - são de opinião. Respeito estas críticas. Se são pertinentes, mantenho o comentário, afinal não sou dono da verdade e gosto do debate.

Mas há um limite para exercer a crítica. Limite parece ser algo que as pessoas perderam hoje em dia. Leio vários blogs e quando me deparo com um blog no estilo pessoal, confesso que muitas vezes sinto-me encabulado de comentar. Seria semelhante a uma invasão da vida daquela pessoa e do grupo de conhecidos. Olho, leio e saio de mansinho.

Há 2 exemplos que mostram bem com lidar com os comentários.

O blog do Reinaldo Azevedo faz parte da minha leitura matinal diária. Reinaldo Azevedo escreve sobre política no site da Revista Veja. Além de muito bem escrito, Reinaldo tem uma capacidade intelectual invejável e um poder de crítica raro neste país. Além do que, ele expõe suas idéias com clareza, sem ficar em cima do muro. Podem discordar dele, mas ele vai dizer o que acha. Recebe muitas críticas e comentários contrários às suas posições no blog, mas lida com isto com maestria.

Por outro lado, vou mencionar o blog do Delegado Protógenes. Escrevi sobre ele num post recente. O blog é mal escrito, confuso e sem nexo. Um verdadeiro altar ao culto pessoal do seu "dono". Não há uma crítica. Ele apaga todas. Acho isto anti-democrático, pois seu blog visa discutir sobre corrupção e atuação policial no Estado de Direito. Porém, como todo ditador e líder totalitário, a visão do Estado de Direito é aquela que lhes convém.

Pelo visto, lidar com comentários inóspitos e grosseiros faz parte da vida do blogueiro. Mas bem que as pessoas poderiam ter um pouco mais de bom senso. Ah, esqueci, bom senso é algo que está em extinção no mundo moderno!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cardápio Musical

Depois de uma semana corrida, um pouco de música para embalar o fim de semana. Deixo algumas sugestões para quem gosta de descobrir coisas novas.

A primeira dica é Monica Besser. Jovem cantora carioca com um timbre de voz que lembra um pouco Ana Carolina. Suas músicas podem ser ouvidas diretamente no perfil dela no My Space. Cantora e compositora, Monica traz em sua bagagem mais de 100 compoisções próprias.

Outra dica vem do Bossa Nova Café! Trata-se de Carla Bruni e seu novo trabalho No Promises. Não tinha ouvido nada dela ainda, mas fui atrás, gostei da sugestão e repasso a todos. E recomendo também uma visita no blog dele.

Por último, vou fazer um pouco de auto-promoção. Faz algum tempo, demos 2 dicas musicais neste blog. Dicas certeiras que estouraram. Em 22 de junho de 2007, sugerimos Gotan Project. Em 3 de setembro de 2007, sugerimos Bajofondo Tango Club. Músicas dos dois grupos fizeram parte de trilha sonoras de novelas e Pa´Bailar, do Bajofondo tem frequentado o Top 5 do TVZ (Programa do canal a cabo Multishow). Pa´Bailar é exatamente a trilha sonora de nosso post sobre o Bajofondo.


Álbuns dos dois grupos podem ser facilmente encontrados no Brasil. Tango eletrônico, num estilo lounge. Música excelente e que merece ser ouvida. Algo diferente para variar um pouco de estilo e nós falamos antes!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Efeitos colaterais da Lei Seca



Um pouco de humor para começar a semana, direto do blog Simples Coisas da Vida! A foto acima vem de lá.

Resta saber se uma senhorinha com 69 anos ao volante não é um risco equivalente! A marvada da pinga realmente afeta o cérebro das pessoas.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Selo Blog Musical



Recebi este selo da Edna, do Pensamento Nosso. Muito obrigado pelo selo! Selos são uma excelente demonstração de quem tem gente que sempre passa por aqui!

A parte musical deste blog surgiu como uma forma de divulgar músicas novas de artistas mais novos. Daí a coluna Dicas da Dani, pois as dicas sempre tem origem em novas descobertas da minha excelente consultora musical. Ela tem o dom para descobrir coisas novas, e eu compartilho com todos.

Repasso o selo para:

Fabiola - que sempre traz ótimas músicas, principalmente brasileiras.

30 & Alguns - com a coluna Na Vitrola lá de casa.

Lila - que sempre tem uma trilha sonora gostosa para acompanhar a leitura dos posts. Bom, pelo menos tinha antes dela mudar o template.

Pensamento Acidental - ela sempre traz ótimas dicas de músicas e de rádios online, como no post Para entrar no clima.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Selo para o blog




Recebi da Tãmara, do Intimidade, este selo. Fico muito contente e agradeço pelas visitas, comentários, críticas e claro, pelo prêmio. Estes selos são uma singela prova de que há leitores para o que escrevemos.

Repasso o selo para os seguintes blogs:

Pensamento Nosso, da Edna.

Pensar de uma Mulher, da Fabiola.

Gotas Diárias de Sentimento, da Carol.

Ventos de Mudanças, da Simone.

O Avesso da Vida, do R Lima.

Uma estrela no céu, da Denise.

O que penso, quando penso, da Bia.

Cada blog com seu estilo, mas sou leitor de todos.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Palavras numa carta




Uma das coisas que mais me fascinam neste mundo blogueiro é a forma de interação das pessoas. A comunicação ganha novas facetas, com uma velocidade e alcance não imaginado pelo escritor. Um post despretensioso gerou uma interessante conversa, se é que podemos chamá-la assim, entre pessoas de lugares diferentes, com visões diferentes. Um campo de debate saudável, respeitoso e construtivo. Sinceramente, fico muito contente quando isto acontece neste blog.

Esta interatividade e a agilidade dada à comunicação é algo que me deixa estupefato. Quantas vezes me pego pensando em pessoas que conheci através da internet, por motivos profissionais ou pessoais. São aqueles caminhos inesperados do destino, do acaso, que nos conduzem a uma encruzilhada e nesta encruzilhada, duas vidas são tocadas. Este ponto de intersecção pode durar alguns segundos, alguns minutos e morrer. Ou então, pode se perpetuar por meses, anos, por toda a vida. Amizades surgem do nada. Não há olhares a se cruzar, mas palavras, afinidades, gostos musicais, ou alguém que desperta algo adormecido, que nos faz crescer, que nos mostra o mundo de outra perspectiva, que nos cativa. Poderia desfiar muitas outras situações, mas não terminaria este post nunca.

Alguns profetizavam que o email seria o fim das cartas, da comunicação escrita; que a internet acabaria com os livros; que os blogs e sites matariam os jornais impressos. Sempre fui cético com relação a estas posições mais radicais e apocalípticas. Acho que o livro jamais desaparecerá, desde que existam leitores. E a internet, além de aumentar a velocidade da comunicação, incrementa a leitura e a escrita. Hoje escrevo muito mais do que escrevia há 20 anos atrás quando tinha que escrever em papel. Minha letra sempre foi muito feia e morria de preguiça de responder às cartas de minha mãe, quando meus pais moraram nos Estados Unidos. As cartas - agora - são eletrônicas e minha letra legível.

Outro dia fiz o caminho inverso. Escrevi um bilhete numa viagem de avião. Uma pequena carta. Acabei não entregando-a, pois faltou-me a oportunidade. Mas, tinha que enviá-la. Digitalizei o texto com um scanner e enviei por email. Coisa meio maluca, mas chegou ao destinatário. Um email híbrido - meio papel, meio eletrônico. A carta cumpriu sua função. A escrita cumpriu sua função. Lançar as palavras no papel é um ato tão humano, tão pessoal, tão generoso. Generoso pois dedicamos tempo para escrever e deixamos brotar do interior, do coração o que queremos dizer. E uma carta só leva aquilo que queremos dizer a uma pessoa específica. Só uma pessoa. Uma carta pessoal leva palavras para somente aquela pessoa, uma pessoa única, uma pessoa especial.

Tenho enorme prazer em escrever este tipo de carta. Cartas que por vezes são longas e testam a paciência do leitor, mas envio-as para que produzam o gesto mais humano e espontâneo: o sorriso.

* * * * * *

Das crônicas publicadas neste blog, a mais acessada até hoje é Carta a uma amiga. Uma carta para produzir muitos sorrisos, e quem sabe algumas lágrimas.