Mostrando postagens com marcador prêmio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador prêmio. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Marina Colasanti ganha Prêmio Jabuti 2010

A escritora Marina Colasanti foi escolhida como autora do melhor livro de poesia de 2010 e conquistou o Prêmio Jabuti. Seu livro Passageira em Trânsito foi mencionado neste blog e algumas poesias transcritas, apenas como aperitivo e provocação ao leitor. Sei bem que poesia não agrada a todos e que sua compreensão pode depender do momento, mas a poesia faz bem à alma.

Os resultados foram divulgados no dia 1o. de outubro pela Câmara Brasileira do Livro.


Romance
1º) 
Se eu Fechar os Olhos, Edney Silvestre (Record)
2º) 
Leite Derramado, Chico Buarque (Companhia das Letras)
3º) 
Os Espiões, Luis Fernando Veríssimo (Objetiva)
Contos e crônicas
1º) 
Eu Perguntei pro Velho se ele Queria Morrer (e Outras Histórias de Amor), José Rezende Jr. (7Letras)
2º) 
A Máquina de Revelar Destinos Não Cumpridos, Vário do Andaraí (Dimensão)
3º) 
Paulicéia Dilacerada, Mario Chamie (Funpec)
Poesia
1º) 
Passageira em Trânsito, Marina Colasanti (Record)
2º)
 Sangradas Escrituras, Reynaldo Jardim Silveira (Star Print)
3º) 
Lar, Armando Freitas Filho (Companhia das Letras)
Biografia
1º) 
Nem Vem que Não Tem: Vida e Veneno de Wilson Simonal, Ricardo Alexandre (Globo)
2º) 
Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão, Lira Neto (Companhia das Letras) e Euclides da Cunha: Uma Odisséia nos Trópicos, Frederic Armony (Ateliê Editorial)
3º) 
Bendito, Maldito: Uma Biografia de Plínio Marcos, Oswaldo Mendes (Leya)

Com esta seleta lista, não há razão para embarcar no feriado sem uma boa leitura.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Microconto no Twitter


A ideia parece estranha, afinal redigir um conto em apenas 140 caracteres é um grande desafio criativo. Com base nesta limitação, a Academia Brasileira de Letras lançou um concurso cultural divulgado através de seu Twitter @abletras.

O regulamento do Concurso pode ser acessado aqui.

Haverá premiação para os 3 melhores microcontos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Prêmio Jabuti 2009

Foram divulgados no dia 29 de setembro os ganhadores do Prêmio Jabuti 2009, premiação máxima do mercado editorial brasileiro. O prêmio é concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Na categoria Romance, o vencedor foi Moacyr Scliar, mas vou não vou deixar de mencionar Milton Hatoum e seu excelente "Órfãos do Eldorado", tema de alguns posts como O olhar e palavras na visão de Milton Hatoum e Fechando o círculo.

O resultado na categoria foi:

Romance

1º lugar —“Manual da Paixão Solitária”, Moacyr Scliar (Schwarcz)
2º lugar —“Orfãos do Eldorado”, Milton Hatoum (Schwarcz)
3º lugar —“Cordilheira”, Daniel Galera (Schwarcz)


O resultado completo da premiação pode ser visto aqui.







terça-feira, 14 de outubro de 2008

Selo: Prêmio Dardos



Recebi esta homenagem da Edna, do Pensamento Nosso. Agradeço a honra e assino embaixo das recomendações que ela fez. Algumas indicações serão repetidas, mas isto só valoriza a qualidade dos indicados.

Vamos as informações sobre o Prêmio Dardos:

“Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.Quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:

1. exibir a distinta imagem;

2. linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio;

3. escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o Prêmio Dardos.”

1. 30 & Alguns

2. Bossa Nova Café

3. Intimidade

4. Lonely Avenue

5. Sentimento Infinito

6. Simples Coisas da Vida

7. Uma estrela no céu

8. Gotas diárias de sentimentos

9. Pensar de uma mulher

10. O Avesso da Vida - mesmo que encerrado, os textos merecem a visita.

11. Bicho Solto

12. [re]tratos

13. Pérolas das Flores

14. Centelhas de idéias

Aparentemente falta um, mas fica reservado para um blog que está em gestação e que merece ser indicado, diferente dos outros indicados acima. Mas é preciso aguardar.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Selo para o blog




Recebi da Tãmara, do Intimidade, este selo. Fico muito contente e agradeço pelas visitas, comentários, críticas e claro, pelo prêmio. Estes selos são uma singela prova de que há leitores para o que escrevemos.

Repasso o selo para os seguintes blogs:

Pensamento Nosso, da Edna.

Pensar de uma Mulher, da Fabiola.

Gotas Diárias de Sentimento, da Carol.

Ventos de Mudanças, da Simone.

O Avesso da Vida, do R Lima.

Uma estrela no céu, da Denise.

O que penso, quando penso, da Bia.

Cada blog com seu estilo, mas sou leitor de todos.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Selo - Uma Mente Iluminada




Recebi, com grande alegria, da Anfitriã, do blog Sala de Visitas, o selo Uma Mente Iluminada. A blogosfera mostra que há um universo de leitores, críticos, comentaristas e pessoas espalhadas pelo mundo que se aproximam por este fantástico universo de comunicação que é a internet.


Tentei achar o criador (ou criadora) do selo, mas não tive sucesso. Fui seguido a cadeia de posts, mas parece que ela se perde no infinito. Enfim, é sempre uma honra receber um selo como este.


Gosto da palavra "iluminado (a)". Uma daquelas palavras positivas, que relembram coisas boas, memórias agradáveis, ternas. Um elogio que ultrapassa o simples "estar" e toca na alma da pessoa que sabe espalhar, dividir, compartilhar o que tem de bom. Não resisti a fazer um comentário sobre o selo, já que não sei sua origem.
Faço as minhas indicações.














Agora a tarefa é dos indicados!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Prêmio Escritores da Liberdade


Agradeço mais esta indicação da Edna. Já estava atrasado para agradecer, mas não esquecido. Estes "agrados" são antes de mais nada uma fascinante mostra de como é possível atingir leitores através da internet e como é possível expressar nossas idéias com liberdade.


A liberdade de expressão é fundamental para qualquer sociedade democrática e faço questão de exercer a minha.


Aqui vai a descrição do prêmio.


"Todos temos blogs pelo fato de gostarmos de escrever. Por prazer, profissionalismo, ou qualquer motivo pessoal. E a maioria gosta de escrever para liberar algum sentimento profundo, seja ele bom ou ruim. Escreve para se encontrar, para analisar a situação depois de algum tempo, ou naquela mesma hora, e também por essa paixão de por tudo no papel. E estou chamando esses blogueiros de Escritores da própria liberdade. Escritores sim, mesmo que amadores, que escrevem suas emoções, que não guardam tudo para si. Que compartilham tudo com pessoas muitas vezes estranhas (entre as conhecidas)... Escritores que admiro muito, por vários motivos, que se destacam de um jeito único, para cada uma das pessoas que os conhecem. Blogueiros que publicam a sua liberdade de expressão.Escritores, que se destacam de um jeito único, para cada uma das pessoas que os conhecem. Blogueiros que publicam a sua liberdade de expressão."


Indico e recomendo a leitura dos seguintes blogs: