sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Delegado Protógenes

Recentemente, pela imprensa, tive conhecimento de que o Delegado Protógenes Queiroz mantinha um blog. Achei estranho um delegado da Polícia Federal, que supostamente conduz investigações e inquéritos sigilosos, escrevesse no próprio blog. Qual o conteúdo? Vai divulgar o que? Afinal, ele é um servidor público pago com o nosso dinheiro!


O conteúdo do blog é insginficante, salvo pelos inúmeros comentários - TODOS - de apoio e elogio à conduta de Protógenes, auto-proclamado salavador da pátria, cavaleiro solitário em confronto com a corrupção e os poderosos. Poderíamos dizer que Protógenes, ao olhar no espelho de manhã, deve achar-se o Don Quixote brasileiro. O blog é um verdadeiro culto à imagem do delegado, assemelhando-se a um fanatismo típico de pessoas com conduta desequilibrada. Estou exagerando? Acho que não.

Resolvi fazer um teste sobre o espírito público e o sentimento democrático do Delegado. Redigi o seguinte comentário no blog do Protógenes:


"Realmente fico pasmado com os comentários acima, com as notícias veiculadas e com a conduta de V. Sa. Neste país, do qual também sou cidadão, há uma Constituição que protege os indivíduos do Estado e de uma polícia, qualquer que seja. A Constituição existe e eu acredito nela. Não acredito em bastiões da liberdade e da justiça que descumprem as regras, direitos e garantias fundamentais.
Chega de grampo! Chega de ilegalidade! Chega de abusos da Polícia Federal!
Chega de auto-propaganda Sr. Delegado!"

O comentário dependia de aprovação para ser publicado e estranhei o fato de não existirem comentários ou críticas à conduta do Delegado. Brinquei com um colega de escritório: "Aposto que ele vai recusar!" Dito e feito. Meu comentário não foi aprovado. Quantos comentários será que o delegado Protógenes recusa por dia no seu blog? E garanto que ele tem tempo de cuidar do blog dele, pois foram inúmeros comentários após o meu, e todos foram aprovados. Vai ver que o curso da Polícia Federal ao qual ele foi convcado era exatamente sobre isto: como fazer um blog!

No post Sigilo, Estado e a Lei critiquei a postura e conduta do delegado Protógenes. As últimas notícias acerca da grampolândia, e as decisões de tribunais superiores sobre grampos, indicam que a conduta do delegado Protógenes foi clandestina, marginal (no sentido de à margem da lei) e ameaçadora dos direitos constitucionais de cada cidadão. Trata-se de um homem que não nutre qualquer respeito ou temor pelo Estado de Direito, que não cultiva e nem resguarda os direitos de concidadãos e que não é democrático.

Fiz o teste do comentário exatamente para avaliar a índole do delegado Protógenes. Alguém que não respeita a lei e os procedimentos de conduta da Polícia Federal é tão - ou mais - criminoso do que o objeto de sua investigação. Descobri que Protógenes também não é lá muito chegado a idéias contrárias às dele, não é receptivo a críticas (algo característico de regimes totalitários) e age buscando a aclamação popular, não o sentido do dever cumprido e do trabalho bem executado.

No fundo, acho que o Protógnes vai ser candidato a deputado em 2010. E se for lançar uma visão ao longe, não me surpreenderia ver seu nome envolvido em algum escândalo de corrupção decorrente do cargo eletivo. Vamos aguardar.

Para quem quiser conferir - ou se arrepiar -, indico o link do Blog do Protógenes.

Nenhum comentário: