segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sobre blogs e comentários

Qualquer pessoa que se disponha a escrever um blog provavelmente enfrentará comentários - pelo blog ou via email - não muito simpáticos. Alguns chegam a ser grosseiros e indelicados. Outros são ofensivos e acabem apagados pelos moderadores.

No blog Pensamento Nosso, aconteceu isto na semana passada. Em post do sábado, a Tâmara respondeu a um email inadequado. Na semana passada, recebi também um email com um monte de baboseiras. Estes fatos me levaram a pensar um pouco sobre estes comentários.

Em primeiro lugar, o "dono" do blog tem todo direito de aceitar ou não o comentário que é feito. Há vários tipos de blogs. Os blogs com estilo diário pessoal tendem a receber comentários mais invasivos e críticos. Sempre tem alguém para palpitar - ou criticar. Em blogs temáticos, mais impessoais, as críticas - geralmente - são de opinião. Respeito estas críticas. Se são pertinentes, mantenho o comentário, afinal não sou dono da verdade e gosto do debate.

Mas há um limite para exercer a crítica. Limite parece ser algo que as pessoas perderam hoje em dia. Leio vários blogs e quando me deparo com um blog no estilo pessoal, confesso que muitas vezes sinto-me encabulado de comentar. Seria semelhante a uma invasão da vida daquela pessoa e do grupo de conhecidos. Olho, leio e saio de mansinho.

Há 2 exemplos que mostram bem com lidar com os comentários.

O blog do Reinaldo Azevedo faz parte da minha leitura matinal diária. Reinaldo Azevedo escreve sobre política no site da Revista Veja. Além de muito bem escrito, Reinaldo tem uma capacidade intelectual invejável e um poder de crítica raro neste país. Além do que, ele expõe suas idéias com clareza, sem ficar em cima do muro. Podem discordar dele, mas ele vai dizer o que acha. Recebe muitas críticas e comentários contrários às suas posições no blog, mas lida com isto com maestria.

Por outro lado, vou mencionar o blog do Delegado Protógenes. Escrevi sobre ele num post recente. O blog é mal escrito, confuso e sem nexo. Um verdadeiro altar ao culto pessoal do seu "dono". Não há uma crítica. Ele apaga todas. Acho isto anti-democrático, pois seu blog visa discutir sobre corrupção e atuação policial no Estado de Direito. Porém, como todo ditador e líder totalitário, a visão do Estado de Direito é aquela que lhes convém.

Pelo visto, lidar com comentários inóspitos e grosseiros faz parte da vida do blogueiro. Mas bem que as pessoas poderiam ter um pouco mais de bom senso. Ah, esqueci, bom senso é algo que está em extinção no mundo moderno!

6 comentários:

Tiago Soarez disse...

Mas é incrível!

Acabei de comentar num blog que freqüento bastante sobre essa questão de pessoas sem bom senso que acham de comentar baboseiras.

Parece q isso virou moda e eu não fiquei sabendo!

Gente chata, viu!

Boa semana pra vc!

Abração.

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Edna Federico disse...

Pois é, estamos sendo invadidos por pessoas sem educação e que gostam de urucar a vida alheia.
Obrigada pela solidariedade!
Beijo

Mulher Felina disse...

Meu querido há bloguistas e bloguistas e há também os anónimos, que nem sequer o nome pôem. Sabe como se diz em Portugal num estilo muito fino e elegante?
"Andando e cagando". Não é bonito mas é o que certas pessoas merecem. Um beijo.

Simone disse...

olha, eu queria entender porque as pessoas fazem isso. Se eu não gosto de um blog, simplesmente não visito. Não entendo essa fixação por bisbilhotar a vida de quem não gosta e ainda por cima perder tempo pra fazer comentários maldosos.

Sei lá, ngm nunca me encheu o saco no blog mas eu fechei porque queria falar coisas que tive receio oir não saber quem estava lendo. Agora falo à vontade pq sei quem lê. Portanto, se quiser comentar no meu blog, vc será sempre bem recebido. Aliás, por isso eu te convidei, rs. Não te conheço pessoalmente mas conheço a Fabíola que te conhece, então é meio caminho. um abraço

Anônimo disse...

Ola, querido....

Belissimo teu post!
Parabésns!

Concordo quando vc diz que blog agente tem a liberdade de ir ou nao!...

Afinal de contas a liberdade é o exercicio de nossas escolhas...

Eu adoro receber criticas, desde que a pesseoa tenha clareza e coerencia ao que diz.

Critica por critica nao me seduz!

No Intimidade, rolou isso semana passada... e fiquei impressionada com a falta de coerencia critica da pessoa. Dai nao me restou outra alternativa ... Ate mandei um email para a pessoa agradecendo pela critica.

Mais importante que criticar é saber criticar!

Bjos!!!

Lila Rose disse...

Já recebi comentários desnecessários no blog, me chamando de galinha frígida, acredita???

Acho que críticas são válidas quando o assunto proposto gera discussão, mas agressão pessoal é demais!

Quando entro em um blog e não concordo com o ponto de vista do dono, saio de fininho sem comentar nada. Poucos blogueiros aceitam bem críticas, mesmo quando inteligentes.

Bisous.