terça-feira, 23 de março de 2010

Campanha pela liberdade de expressão em Cuba

A mensagem chegou até este blog como um comentário, mas o tema é tão relevante que merece destaque em um post exclusivo.

Eis a mensagem:

"Divulgar
Causa Humanitária.

Por favor,
há uma campanha na rede neste momento.

A falta de liberdade de expressão em Cuba levou a cadeia dezenas de pessoas por crime de opinião.

Aqui no Brasil, podemos nos expressar, dizer o que pensamos, se alguém é ou não isso ou aquilo, se fulano é ou não alinhado com o governo e etc.

Desde que não acusemos ninguém de um crime tipificado na lei (e ser alinhado ou não, ou ser “cabeça de planilha” ou não, não são crimes), podemos nos expressar com liberdade. Não tiramos pedaços de ninguém.



Temos esta liberdade, de criticar a política econômica quando não concordamos, ou de criticar este ou aquele programa de governo. Às vezes a vemos como exagerada, às vezes sentimos na pele seu limite estreito.



Mas o seu valor é inquestionável.

Disse William Blake nos Provérbios do Inferno:”Esteja sempre pronto a dar sua opinião e os vis te evitarão.”

Contudo, ainda hoje, em pleno século XXI, existem países aonde isto não é possível, como China, Coréia do Norte ou Cuba. A vileza humana já foi mais longe outrora quando milhões morreram. Não há necessidade de outros 100.

Há uma campanha mundial pela liberdade de expressão em Cuba. Neste momento, vários presos políticos estão em greve de fome. Desse modo, peço o obséquio de que divulgue em seu blog o link


Já se encontra assinado por pessoas do mundo inteiro que prezam pela liberdade de expressão. Entre elas, está Yoani que demonstra a força que um blog pode ter num país que pretende cercear a liberdade. Como blogueiro, deve ser motivo de orgulho observar até onde se pode ajudar a uma causa humanitária."
 
A situação de Cuba é conhecida de todos, mas é algo diante do qual não podemos nos calar.
 
Basta ver a tentativa de censura que o CQC sofreu, mas que o Tribunal de Justiça de São Paulo reverteu. O programa da Band foi proibido por uma semana de veicular matéria jornalística sobre o desvio de um bem doado à Prefeitura de Barueri. Calar a imprensa é o primeiro passo para a instalação de uma ditadura, algo com que o atual Governo simpatiza, com as declarações de Lula já demonstraram.

Nenhum comentário: