Sábado passado, Ibope e Datafolha divulgaram pesquisas de opinião para as eleições municipais. Na eleição paulistana, Kassab passou Alckmin e deve disputar o 2º. Turno com Marta Suplicy. Surpresa para alguns, mas não para mim. Explico. Eu sei, meu caro leitor, que o tema é meio chato para muitos, mas como gosto de fazer previsões neste blog e de lançar uma análise além do óbvio, vou falar um pouco de eleição. A vantagem de um blog é esta: quem não quiser ler este post, dê uma olhada nos anteriores.
Quando foram definidos os candidatos ao pleito paulistano, afirmei com segurança: Kassab vai ao 2º. Turno e vai ganhar da Marta no 2º. Turno. Riram de mim, afinal Kassab tinha míseros 10% nas pesquisas, quase igual ao Maluf. O horário eleitoral começou, os debates se realizaram e Kassab subiu. Alckmin deu um tiro no pé ao insistir em sua candidatura e rachar a aliança PSDB-DEM. Alckmin ficou sem programa, sem propostas. Se ataca, ataca o próprio partido. Se não fala nada, revela-se apenas um candidato a mais. Ficou insosso, ou como diria o José Simão, da Folha, um "picolé de chuchu"!
Prefeito tem que cuidar da cidade. Prefeito tem que tapar buraco de rua, gerenciar a coleta de lixo, fazer obras viárias e cuidar do transporte público. Prefeito tem que pensar na cidade e não usar a prefeitura como emprego temporário para futuros vôos mais altos. Não tenho dúvida de que Marta sonha com o Palácio dos Bandeirantes, e, se eleita, ficará no cargo apenas 2 anos para tentar o governo do estado. Assim como José Serra. Mas há um porém: o vice de Marta é Aldo Rebelo. O deputado federal cujo projeto mais relevante era um projeto de lei que proibia o uso de qualquer palavra em língua estrangeira no Brasil. Isto mesmo! Nada de falar email (teria que ser mensagem eletrônica), nada de delivery (teria que ser entrega a domicílio), nada de sale, wi-fi, shopping, check-in...e por aí vai! Ter Aldo Rebelo como prefeito ia ser uma lástima, mas acho que Marta não ganha a eleição aqui em São Paulo.
Acho e torço muito para que isto não aconteça. Ela foi uma das piores prefeitas que esta cidade já teve!
PS: Em tempo, para quem assistiu ao debate da TV Record ontem, Marta quando falava parecia que tinha voltado ao consultório de sexóloga. Seus gestos, com os braços levantados e as mãos paralelas para referir-se a "tamanho" do caos no trânsito....na verdade, parecia mais um gesto obsceno.