sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Poesia para crianças

O gosto pela leitura também pode e deve ser incentivado através da poesia. A escola tem um papel importante neste aprendizado, mas cabe aos pais dar o exemplo e o incentivo final. Através de um poema que minha filha aprendeu na escola, fui procurar o livro de poesias de onde o poema havia sido tirado. Surpreendi-me ao achar duas boas obras de poesia, de grandes poetas, só que destinados ao público infantil.

No dia das crianças, deixo estas 2 indicações.

Pé de Pilão é de Mário Quintana, com prefácio de Érico Veríssimo, e está na 8a. edição da Editora Ática (2005). Boas ilustrações e poemas divertidos que podem levar os nossos pequenos a descobrirem um outro bom livro: o dicionário.

Ou isto ou Aquilo é de Cecília Meirelles. A 6a. edição é de 2002 da Editora Nova Fronteira. Livro em tamanho grande e textos com fonte grande também o que facilita para crianças em processo de alfabetização. E toda a genialidade de Cecília Meirelles para o universo infantil.

Confesso que ver minha filha de 6 anos lendo Cecília Meirelles ou pedindo que procurasse um livro de Mário Quintana me enchem de orgulho, ou melhor, indicam que exemplo é seguido pelos filhos sem necessidade de palavras.

Um comentário:

Edna Federico disse...

Ótimas dicas! Esse da Cecília eu já conhecia.
Tem que se sentir orgulhoso mesmo e também satisfeito com a escolha da escola que colocou sua filha, que incentiva esse tipo de leitura.
Meu filho, apesar da pouca idade, já se interessa muito por livros, já que sempre nos vê lendo em casa e a escola também os incentiva.