sábado, 6 de outubro de 2007

Alegria musical

(Jazz: Icarus, por Henri Matisse)


Este blog nasceu em janeiro deste ano sem grandes pretensões. Desde lá, foram mais de 8.000 visitas de diversos países e cidades espalhadas pelo Brasil, algo que me surpreendeu. A idéia inicial era usar o blog como um laboratório de redação, um teste para as coisas que escrevo, e um lugar para deixar recadinhos, pois sabia que alguém haveria de ler.



Recebi esta semana um email de um leitor de um estado do norte brasileiro. Por uma questão de privacidade, não vou mencionar o nome, nem detalhes do que me escreveu. Mas ele escreveu pedindo ajuda. Fez elogios às dicas musicais publicadas no blog e pediu que lhe enviasse um playlist com algumas sugestões.



Até aqui, nada demais.



Mas há algo de extraordinário neste simples email que me foi enviado, e isto me levou a ver como as coisas realmente têm um sentido, como nada acontece por acaso. Ele chegou até o blog por meio do Google (como vivíamos sem o Google?). Arriscou e mandou o email, que eu poderia ter apagado ou nem lido. A sucessão de eventos se deu com a minha resposta a ele e uma sincera tentativa de tentar ajudá-lo a vencer o seu problema. Tudo isto já seria algo somente possível com as novas formas de comunicação.



Porém, há algo a mais. Os elogios à "sensibilidade musical do blog" somente são possíveis por causa de outra pessoa. O blog é mero intermediário das ótimas dicas musicais postadas aqui. Não sou a fonte da maioria delas, apenas compartilho porque a música é uma forma de espalhar alegria e sorrisos. E alegria só é possível compartilhar se ela vem de dentro, mesmo quando estamos com problemas, ou quando há aquela nuvenzinha preta rondando nossa cabeça.



A alegria vem da alma, lá do fundo, de pessoas que contagiam o ambiente à sua volta, de pessoas que sabem semear sorrisos no seu ambiente. A música é sempre um excelente pano de fundo para esta alegria, como trilha sonora de nossos dias, ou para nos acompanhar em momentos de reflexão, de devaneios. Um porto seguro para recarregar as forças e trazer de volta o sorriso ao nosso rosto.

2 comentários:

Edna Federico disse...

Pois é...às vezes fazemos algo imaginando ser pouco, ser pequeno, sem pretensão alguma, como você disse...mas, de repente vemos que serviu pra alguém, que alguém se importou e isso é muito bom.
Parabéns pelo blog, pela ajuda que deu e pelo tanto de visitas que já recebeu.

Simone disse...

às vezes, penso em parar de blogar mas, de repente, quando lembro de tantas experiências boas que ele me proporciona, mudo de idéia e continuo. Muito legal! parabéns