sábado, 7 de julho de 2007

Você está despedido!

Dizem que aquarianos são pessoas que tem uma intuição muito forte, algo parecido com uma clarividência, uma bola de cristal que permite adivinhar as coisas e ler pensamentos. Não acredito nisto, mas acredito na intuição e na percepção das coisas de forma racional.

Nos últimos posts tenho falado de mudanças, de novos ciclos, de passado. Comecei a ler O Mar, de John Banville, após ler uma resenha do livro. O tema central do livro que trata do passado, do saudosismo, de conciliar fatos pretéritos com o presente e deixar o passado no seu devido lugar, animaram-me a lê-lo. As mudanças que presencio na vida profissional me levaram ao livro e a refletir sobre o assunto.

Parece que antecipei o final de um ciclo. Este semestre que passou foi exatamente: a conclusão de um ciclo.

Não tenho o hábito de fazer posts confessionais, mas este foge da praxe. Na 6a. feira, ao chegar em casa, o porteiro me avisou que havia um telegrama para mim na portaria. Imediatamente sabia do que se tratava: era um telegrama de dipensa da Unip, onde leciono no curso de direito há 9 anos. Sim, fui despedido por um telegrama, sem qualquer palavra de agradecimento ou qualquer bronca. Simplesmente "não precisamos mais dos seus serviços".

Tratarei dos 9 anos como professor da Unip em outro post, onde vou me estender sobre o assunto. Por hora, fecho um ciclo e inicio o semestre de forma totalmente diferente da que terminei o último semestre: em escritório novo, com sócio novo, sem as obrigações acadêmicas do doutorado e das aulas na graduação.

6 comentários:

Edna Federico disse...

Renato...acho que não direi sinto muito, pois ao que me parece você já esperava por isso e não está te afetando tanto.
Claro que é sempre chato ser despedido, ainda mais quando se gosta do que faz, como me parecia o caso.
Mas, você faz bem em encarar isso como um novo ciclo.
As mudanças são boas e necessárias...dar uma chacoalhada na vida às vezes faz bem.
Boa sorte no seu novo ciclo!

Simone disse...

por telegrama? tô pasma. essa modalidade é nova pra mim.

Unknown disse...

O que incomoda é que as pessoas estão perdendo o pouco que tinham de decência e ética. Telegrama?? Ora tenha a santa paciência!

Assim vamos nós, e não é à toa que o
nível de ensino vai ladeira abaixo.

Sucesso no novo ciclo!

Renato disse...

Por telegrama sim...isto mostra como as faculdades particulares tratam os professores e alunos. Há um único objetivo nas faculdades privadas: o lucro. Mas isto abordarei com calma num post.
Obrigado pelo incentivo de todos.

Fabiola disse...

poxa!!! só vi hoje na minha correria

Anônimo disse...

Inacreditável!!!!!
Por telegrama é o cúmulo da falta de respeito.
Bom...o jeito é partir pra outra, né?
Novos ciclos, novos caminhos, novos rumos...boa sorte em tudo!