terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Só tinha de ser com você




SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ
Tom Jobim


É, só eu sei
Quanto amor eu guardei
Sem saber que era só pra você
É, só tinha de ser com você
Havia de ser pra você
Senão era mais uma dor
Senão não seria o amor
Aquele que a gente não vê
O amor que chegou para dar
O que ninguém deu pra você
É, você que é feita de azul
Me deixa morar nesse azul
Me deixa encontrar minha paz
Você que é bonita demais
Se ao menos pudesse saber
Que eu sempre fui só de você
Você sempre foi só de mim
Que eu sempre fui só de você
Você sempre foi só de mim

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais cultura ao alcance de todos


Escrevi o post Cultura ao alcance de todos no final da noite de sábado. A ideia era festejar o aniversário de São Paulo com uma abordagem diferente. Pois bem, uma querida amiga chamou-me a atenção para uma novidade que começa no final de janeiro: um passeio gratuito pelo Centro de São Paulo e que resgata  pontos importantes na vida de escritores. 

A notícia completa pode ser lida no portal G1 aqui.

Sem querer antecipar a pauta do G1 (a notícia foi ao ar na manhã do último domingo), esta iniciativa pelo Centro reforça ainda mais a minha tese: a cultura está ao alcance de todos, basta ter vontade e aproveitar os recursos disponíveis.

Aliás, o Centro de São Paulo tem ótimas atrações e todas podem ser percorridas a pé e com segurança. Da     Praça da Sé até o Centro Cultural Banco do Brasil são apenas 5 minutos de caminhada. Incluiria também o Centro Cultural CEF, o Pátio do Colégio, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), a Igreja de São Bento (talvez a mais bonita de São Paulo), a Bolsa de Valores, o Edifício do Banespa e o Mercado Municipal. Todos podem ser visitados a pé e de forma gratuita.

A ótima ideia bem que poderia ser seguida por outras cidades brasileiras. O Rio de Janeiro, por exemplo, poderia criar vários roteiros e passeios com referências a escritores e personagens da nossa história. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cultura ao alcance de todos


Faz algum tempo ouvi da boca de uma amiga - ex-paulistana que hoje mora fora do país - que São Paulo não tinha o que mostrar para visitantes, que não tinha o que fazer, que era uma cidade sem graça. Fiquei irritado ao ouvir a agressão gratuita à minha cidade e provoquei-lhe com a seguinte pergunta:

- Você já foi ao MASP? E a Pinacoteca, conhece?

O silêncio da resposta indicava que não conhecia.

Hoje poderia acrescentar o Museu da Língua Portuguesa, do Futebol, os parques, as lojas, a gastronomia etc. Há muito o que fazer em São Paulo, basta querer e estar atento. Vou me deter apenas na cultura, pois com mais um verão chuvoso nesta minha cidade, as alternativas para locais fechado ganham relevo.

A reclamação daquela cidadã é repetida por muitos paulistanos e por pessoas que vivem reclamando da falta de acesso à cultura. Pois discordo desta postura simplista; há muita cultura disponível em São Paulo e muita cultura disponível gratuitamente.

Além do MASP e da Pinacoteca, há o Centro Cultural Banco do Brasil, as diversas unidades do Sesc espalhadas pela capital, teatros, musicais, centro culturais. Basta procurar que se acha!

A crítica muitas vezes é ouvida em outras cidades brasileiras, mas a resposta será equivalente. As grandes cidades brasileiras têm muita programação cultural a oferecer. Esta semana estive no Rio e aproveitei para visitar o CCBB - Rio que tem uma excelente exposição sobre a Índia. Estava a trabalho, mas foi fácil me programara para aproveitar a oportunidade. Além de ser um belíssimo prédio ao lado da Candelária, a exposição é fascinante e consegue retratar traços de uma cultura tão diferente da nossa. E mais, a mostra é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba


Neste mês também - agora gozando férias -, estive em Curitiba e conheci o Museu Oscar Niemeyer. Várias salas com mostras variadas e excelentes. Uma retrospectiva da pintora Anita Malfatti e uma extensa exposição da Coleção Brasiliana do Itaú com gravuras de Debret e Rugendas foram os pontos altos. Encantaram a mim e a meus filhos. Preço do ingresso: R$ 4,00. 

Apreciar arte e saber valorizar a cultura é algo que se incute nas crianças desde pequenos. Antes de dizer que não há nada para fazer, verifique o caderno de cultura do jornal, faça uma pesquisa na internet, pergunte a amigos. A cultura está ao alcance de todos, basta querer.  

São Paulo faz aniversário na quarta-feira e é feriado. Aproveite o dia e desfrute do que ela tem a lhe oferecer.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Frases rabiscadas


A dimensão da saudade somente é sentida no momento do reencontro. É então que o tempo revela o peso da ausência.


Difícil é deixar partir. 


Um abraço de despedida é a tentativa de eternizar o momento, de congelar o tempo, de reverter a partida.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Navegar é preciso



Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul - SC (by RLBF)


Achei que faltava cor, que faltava imagem a este blog. O espaço estava árido e creio ser bom ilustrar as palavras e as sensações. No Museu Nacional do Mar, o visitante se depara com o famoso verso de Fernando Pessoa:

Navegar é preciso,
Viver não é preciso.

Navegar pelo novo ano que se inicia!