quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais cultura ao alcance de todos


Escrevi o post Cultura ao alcance de todos no final da noite de sábado. A ideia era festejar o aniversário de São Paulo com uma abordagem diferente. Pois bem, uma querida amiga chamou-me a atenção para uma novidade que começa no final de janeiro: um passeio gratuito pelo Centro de São Paulo e que resgata  pontos importantes na vida de escritores. 

A notícia completa pode ser lida no portal G1 aqui.

Sem querer antecipar a pauta do G1 (a notícia foi ao ar na manhã do último domingo), esta iniciativa pelo Centro reforça ainda mais a minha tese: a cultura está ao alcance de todos, basta ter vontade e aproveitar os recursos disponíveis.

Aliás, o Centro de São Paulo tem ótimas atrações e todas podem ser percorridas a pé e com segurança. Da     Praça da Sé até o Centro Cultural Banco do Brasil são apenas 5 minutos de caminhada. Incluiria também o Centro Cultural CEF, o Pátio do Colégio, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), a Igreja de São Bento (talvez a mais bonita de São Paulo), a Bolsa de Valores, o Edifício do Banespa e o Mercado Municipal. Todos podem ser visitados a pé e de forma gratuita.

A ótima ideia bem que poderia ser seguida por outras cidades brasileiras. O Rio de Janeiro, por exemplo, poderia criar vários roteiros e passeios com referências a escritores e personagens da nossa história. 

Nenhum comentário: