domingo, 22 de janeiro de 2012

Cultura ao alcance de todos


Faz algum tempo ouvi da boca de uma amiga - ex-paulistana que hoje mora fora do país - que São Paulo não tinha o que mostrar para visitantes, que não tinha o que fazer, que era uma cidade sem graça. Fiquei irritado ao ouvir a agressão gratuita à minha cidade e provoquei-lhe com a seguinte pergunta:

- Você já foi ao MASP? E a Pinacoteca, conhece?

O silêncio da resposta indicava que não conhecia.

Hoje poderia acrescentar o Museu da Língua Portuguesa, do Futebol, os parques, as lojas, a gastronomia etc. Há muito o que fazer em São Paulo, basta querer e estar atento. Vou me deter apenas na cultura, pois com mais um verão chuvoso nesta minha cidade, as alternativas para locais fechado ganham relevo.

A reclamação daquela cidadã é repetida por muitos paulistanos e por pessoas que vivem reclamando da falta de acesso à cultura. Pois discordo desta postura simplista; há muita cultura disponível em São Paulo e muita cultura disponível gratuitamente.

Além do MASP e da Pinacoteca, há o Centro Cultural Banco do Brasil, as diversas unidades do Sesc espalhadas pela capital, teatros, musicais, centro culturais. Basta procurar que se acha!

A crítica muitas vezes é ouvida em outras cidades brasileiras, mas a resposta será equivalente. As grandes cidades brasileiras têm muita programação cultural a oferecer. Esta semana estive no Rio e aproveitei para visitar o CCBB - Rio que tem uma excelente exposição sobre a Índia. Estava a trabalho, mas foi fácil me programara para aproveitar a oportunidade. Além de ser um belíssimo prédio ao lado da Candelária, a exposição é fascinante e consegue retratar traços de uma cultura tão diferente da nossa. E mais, a mostra é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba


Neste mês também - agora gozando férias -, estive em Curitiba e conheci o Museu Oscar Niemeyer. Várias salas com mostras variadas e excelentes. Uma retrospectiva da pintora Anita Malfatti e uma extensa exposição da Coleção Brasiliana do Itaú com gravuras de Debret e Rugendas foram os pontos altos. Encantaram a mim e a meus filhos. Preço do ingresso: R$ 4,00. 

Apreciar arte e saber valorizar a cultura é algo que se incute nas crianças desde pequenos. Antes de dizer que não há nada para fazer, verifique o caderno de cultura do jornal, faça uma pesquisa na internet, pergunte a amigos. A cultura está ao alcance de todos, basta querer.  

São Paulo faz aniversário na quarta-feira e é feriado. Aproveite o dia e desfrute do que ela tem a lhe oferecer.

Um comentário:

Vanessa disse...

Concordo integralmente. Brasileiro é acomodado e não dá valor às opções culturais que têm. Há muita coisa boa disponível de graça.