segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estórias parecidas

A última crônica (Passos no Infinito) que escrevi trouxe alguns comentários muito interessantes. As crônicas sempre geram mais comentários do que os posts normais e isto provoca, no sentido de gerar um debate sadio.

A escreveu:

"É duro perceber que quem está perto é míope pras nossas necessidades, vontades, desejos...Parece uma história que conheço, com outros personagens, com sentimentos semelhantes. Um dia eu te conto..."


Toda vez que me ponho a escrever alguma coisa, ou quando vem a inspiração e tudo brota instantaneamente - parece até miojo, que depois de 3 minutos está pronto -, fico pensnado se aquilo que escrevo vai conseguir dizer alguma coisa a quem lê. Ou seja, se vou conseguir me comunicar com o leitor. Claro que cada leitor vai interpretar aquilo que lê com base em suas próprias referências e experiências, mas tento criar situações que possam ser universais, que muitas pessoas possam se identificar.


Surpreendo-me quando consigo fazer isto e os comentários são sempre um indicativo de que aquilo que é narrado de forma imaginária parece real e palpável. E isto ocorre também com estórias infantis e contos de fada, que tem uma função importante na formação da consciência e do caráter das crianças, além de instigar a leitura.


A semelhança entre as estórias de pessoas tão diferentes e de locais distantes mostra como há preocupações parecidas entre nós, seres humanos. Mudam os lugares, os rostos, os nomes, mas a vida é sempre parecida.

2 comentários:

Fabiola disse...

Acho que o "X" quando vc escreve é isso. È tentar advinhar a reação das pessoas do outro lado.
O blog tem um "Q" a mais que são os comentarios!!
Com os comentaérios conseguimos mesmo saber onde tocamos as pessoas.
O qeu eu acho que esquecemos as vezes é que somos todos iguais.
bjoacs

Edna Federico disse...

Eu acho que sempre temos algo a dizer à alguém.
Muitas vezes já pensei: "nossa, acho que só eu penso assim, só eu sinto isso..."
De repente, escrevo ou falo e alguém me diz: "puxa, é isso mesmo, me sinto da mesma maneira".
Outro dia fiz um post e alguém comentou: "obrigada, hoje eu estava precisando ler algo assim".
É isso que me deixa feliz, que me faz continuar, pois mesmo não conhecendo a fundo a pessoa, saber que algo que escrevi a ajudou de alguma maneira, me faz bem!