sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Procura-se estagiário

"Estou me proponho á entrevista...
é só marcar...Por gentileza poderia adiantar-me o valor da bolsa que vocês oferem??
 
Espero retorno...
Tenha um excelente trabalho.
 
Atenciosamente!"


Um post mais leve para terminar a semana, afinal hoje é sexta-feira. O trecho acima foi reproduzido de um email enviado por um(a) candidato(a) a uma vaga de estágio no escritório. Trata-se de uma resposta a um singelo email que indagava sobre o interesse do candidato na vaga e solicitava o envio de um currículo.

Leia o trecho e não há dúvida de que o destino da mensagem foi a lixeira. Em poucas linhas, o candidato - e não vou declinar o sexo - cometeu alguns deslizes indicativos de que não serviria para a vaga. 

1. Erros de português - quem quer ser advogado tem que saber escrever. Não é sem razão que os índices de reprovação nos exames da OAB são tão elevados. Além dos erros de concordância, há fragmentos de frases, falta de pontuação etc. Em poucas linhas o candidato demonstrou sua principal fraqueza: não sabe escrever, e quem não sabe escrever, não sabe se expressar. 

2. Formalismo - a busca por um estágio deve revelar uma postura adequada por parte do candidato, uma atitude diante do desafio que se abraça. O candidato não está mandando um torpedo para um amigo convidando para a balada, mas está entregando um cartão de visita, está fazendo uma apresentação e a mensagem eletrônica (ou o contato por telefone) são um reflexo de postura e atitude. A área jurídica exige do profissional um certo formalismo, um rigor no tratamento. Você não pode chamar um juiz de "cara" ou "brother" ou "mermão"! Assim, a estrutura da mensagem devia ser mais bem cuidada, sucinta e formal, sem floreios ou expressões em latim. Curta e objetiva, sem deslizes.

3. A bolsa - ninguém fica rico fazendo estágio! A pergunta sobre o valor da bolsa é legítima e justa, mas deixa transparecer que o candidato está à procura de um "emprego" e não de um estágio. Se alguém lhe oferecer um salário maior, o estagiário vai embora, mesmo que só tenha que protocolar petições em 4 fóruns diferentes todos os dias! A pergunta revela novamente a postura e a forma como o estagiário vai encarar suas funções.

4. Falta de respeito- diferentemente deste candidato, outra falha comum em processos de seleção é a falta de respeito dos candidatos. Vou exemplificar. No último processo de seleção que realizamos, tínhamos 5 entrevistas marcadas e confirmadas. Em todos os contatos foi solicitado ao candidato que se houvesse algum problema ou se tivesse que desmarcar, tivesse a gentileza de nos informar. Três candidatos simplesmente não derma sinal de vida. Não sei se morreram, se abandonaram o direito, se a balada da noite anterior foi muita longa, ou se ficaram com preguiça. O fato é que deram "cano"! Começar assim a vida profissional não é lá o melhor dos rumos. 

Peguei pesado? Talvez, mas quem sabe estas sucintas dicas ajudem aqueles que procuram um estágio e poupem os entrevistadores de mais dissabores. 

Bom final de semana a todos!

Nenhum comentário: