sexta-feira, 18 de junho de 2010

Incentivando a leitura nas crianças


Há muitos estudos sobre a importância da leitura e seus efeitos benéficos ao ser humano. Certa vez li uma reportagem sobre a redução da incidência de Alzheimer em pessoas que tinha hábitos de leitura ao longo da vida em comparação com pessoas que não liam. Outro estudo revela que famílias que incentivam a leitura em jovens colhem resultados positivos, com melhor desempenho escolar e carreiras profissionais mais bem sucedidas, do que jovens que não tem o hábito de ler.



Não conheço nenhum estudo que aponte que a leitura – boa leitura, claro – é prejudicial à saúde ou ao desenvolvimento emocional do ser humano. A grande questão está exatamente em incutir o hábito da leitura constante nos mais jovens. Tratei deste tema outras vezes neste blog, como no post Criando Leitores, e com a proximidade das férias, as crianças com mais tempo livre, resolvi dividir algumas dicas sobre como incentivar o hábito da leitura nos mais jovens.


Esta compilação de sugestões é empírica, decorrem da observação, de tentativas que funcionaram bem, de conversas com outros pais e professores. Convido-os a acrescentarem mais dicas através dos comentários para que possam ser divididas com mais pessoas que têm preocupação semelhante.


1. O Exemplo – criança imita os pais e o bom exemplo é arma mais poderosa para demonstrar aos pequenos o que é bom, qual a conduta a seguir. Se os filhos verem os pais lendo, sem dúvida terão vontade de ler também.

2. Porta de entrada – a leitura deve ser algo divertido e prazeroso. A porta de entrada para a descoberta deste mundo, normalmente, são os gibis. Coloridos, estórias curtas e de fácil compreensão. Uma receita para quem está dando os primeiros passos na leitura. E há versões da Turma da Mônica em inglês e espanhol, uma ótima ferramenta para treinar um novo idioma.

3. Demonstrar Interesse – é preciso saber que tipo de estória seu filho gosta. Basta ir a uma livraria e observar por qual livro seu filho é atraído. Demonstre interesse pelo que ele está olhando e sugira alguns livros para ele folhear. Meninas e meninos são diferentes e assim se dá na leitura também. Não adianta sugerir para um menino de 8 anos a leitura de O Pequeno Príncipe. Não vai dar certo.

4. Ajudar a ler – Ler juntamente com a criança é uma forma de incentivar o leitor e permitir aos pais que compreendam a estória, esclarecendo dúvidas sobre palavras. Alternar a leitura de trechos do livro em voz alta, para os que estão e fase de alfabetização, é uma forma de ajudá-los a treinar a leitura, além de permitir aos pais que passem tempo com os filhos.

5. Auxiliar na compreensão - Ler é um exercício que incrementa o vocabulário, melhora a ortografia, ativa a imaginação e o raciocínio abstrato e contribui na formação do caráter. Para que a absorção da leitura seja plena, é necessário que se compreenda o texto. Uma forma de avaliar se a criança compreendeu o que leu e discutir o texto. Isto pode ser feito com perguntas simples sobre o livro, ou pedindo que a criança conte a estória com suas próprias palavras. Ao fazer isto, a criança revelará se compreendeu o texto, exercitará seu poder de síntese ao fazer um resumo da estória e perceberá o interesse dos pais que valorizam a leitura.

6. Apresentar o dicionário – Para escrever bem, é preciso ler. Quantas vezes não ouvimos isto em aulas de redação. Pois bem, para escrever bem também é preciso ter um bom vocabulário e o dicionário tem papel fundamental neste objetivo. Apresente o dicionário ao seu filho, mostre a ele que não se deve ter vergonha ao consultar o dicionário, que ninguém sabe tudo. É confortante para uma criança notar que o pai ou a mãe tem a humildade de consultar um livro quando tem uma dúvida. E mais, este ato é um exemplo que será seguido.

7. O livro como amigo – As grandes livrarias têm espaços especiais para o público infantil, geralmente com poltronas, mesinhas, almofadas, onde elas podem se esparramar e pegar os livros. Passeios a estas livrarias ajudam a criança a se familiarizar com os livros, a ter o livro como amigo. Estas livrarias são uma forma de suprir a falta de bibliotecas públicas adequadas no nosso país.

Um comentário:

Edna Federico disse...

Não é segredo que sou uma leitora assídua e apaixonada!
Pela minha casa há livros em vários cômodos..tenho livros nas prateleiras do quarto, nas mesinhas da sala, no escritório e separamos um espaço para que meu filho guarde os livros dele.
Desde sempre ele vê a mim ou ao pai lendo...seja jornal, livros técnicos, literatura ou revistas e não foi difícil que ele também se habituasse a pegar um livro e curtir.
Como você disse, o incentivo na verdade é o exemplo. Passeios a livrarias é diversão garantida e quando fui procurar uma escola para colocá-lo, um dos itens que achei importante foi uma que tivesse uma boa biblioteca e que a equipe desse importância a leitura.
Aqui fica uma dica minha: crianças que ainda precisam dos pais para lerem os livros, gostam que interpretemos os personagens lidos...voz de mulher, voz de homem, de criança, velhinha...isso os faz se interessar mais pela história.
Outra coisa, levar seu filho ao teatro, para ver uma peça que ele já leu em um livro é maravilhoso, pois é um jeito de transformar a fantasia em um pouco de realidade.
Beijo