segunda-feira, 26 de abril de 2010

Criando leitores

A leitura não é algo inato e natural à criança. É preciso despertar o gosto pela leitura e pela literatura nos pequenos. Tenho aprendido na prática como fazer isto, com erros e acertos, mas com incentivo constante. Visitas a livrarias, ler junto com eles e demonstrar interesse sincero pelo livros que leem.

Muitas vezes crio estórias com eles. Eles começam, eu continuo e eles terminam. A criatividade infantil é algo fértil e permite inspirar ótimas estórias. Algumas das crônicas deste blog surgiram de estórias que foram criadas a partir de situações sugeridas pelos meus filhos.

Passar estas estórias para o papel, ou seja, iniciá-los na escrita é outra etapa. Tudo tem seu tempo, mas se a redação se transforma em algo lúdico e concreto, revela-se mais fácil e prazerosa. Recentemente deparei-me com este desafio.

Minha filha tinha que redigir uma estória como tarefa de casa. Deveria usar 3 personagens e criar diálogos. Esbarrou no título. Não tinha ideia do que denominar sua redação. Sugeri que deixasse o título por último. Mais 10 minutos se passaram e ela começou a ficar aflita. A estória não saía. Então, peguei 3 bonecos de playmobil e coloquei-os diante dela. "Pronto", disse-lhe, "aqui estão seus 3 personagens. Agora imagine a conversa deles e coloque no papel."

Ela sorriu e o bloqueio se foi. A redação ficou fácil e divertida e o título não demorou a surgir no meio do texto.

Achei fascinante como uma simples sugestão - e não fazer o trabalho por ela - ajudou-a a escrever o texto que precisava. Escrever deve, antes de tudo, ser um exercício prazeroso e lúdico, de modo a evitar que os pequenos não adquiram o gosto por algo tão importante na sua formação. E os pais têm papel fundamental nesta tarefa!

Um comentário:

Fabiola disse...

vc acredita que tive essa conversa ontem com a prf da Paola? bj