quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

E 3 anos se passaram



De forma implacável o tempo passa, sem pedir licença, sem aceitar pausas. No dia 15 de janeiro de 2007, o primeiro post veio à tona neste humilde blog. Surgido por culpa de alguém, que resolveu dar aquele empurrãozinho necessário para que as palavras saíssem do fundo da gaveta e ganhassem um espaço público. Confesso que havia uma timidez que me impedia de publicar o que escrevia. Ou talvez um medo de parecer ingênuo e ser sufocado pelas críticas. Mas isto não ocorreu.

Alguns textos talvez tenham provocado lágrimas e outros sorrisos. Talvez alguém tenha se identificado com algum personagem; talvez alguém tenha tido um momento de saudade. Quem sabe um leitor desavisado, que por aqui passou, sentiu-se provocado a ler um livro que aqui fora comentado. Quem sabe uma música despertou um sentimento adormecido, ou talvez permitiu um novo olhar sobre a realidade.

Não tinha grandes pretensões. Queria apenas escrever e deixar fluir a inspiração. A inspiração mantém-se viva, despertada pela musa. Colhi deste espaço reações que me deixaram por vezes sem graça, que me surpreenderam, mas que reveleram que há muita coisa boa para ser lida em blogs. Boas discussões surgiram. Longas conversas e novos interlocutores passaram a fazer parte deste pequeno canto, comentando ou simplesmente visitando. De todos os cantos do Brasil e de outros países, passaram leitores. Alguns deles escreveram emails narrando alguma reação a algum texto. É fascinante perceber que a palavra tem um poder mágico, um poder de mudar, de cativar, de transformar.

O propósito inicial do blog era ater-se à literatura. Em certos momentos, a política ganhou o palco principal. Sinto que neste ano a política será uma temática constante deste blog. Mas acima de tudo, descobri que o blog é livre para expressar a minha opinião. Acredito que o princípio fundamental que norteia os temas é a liberdade de expressão. Por mais tentem limitá-la, por mais que tentem tolher suas mais variadas formas, a liberdade de expressão não poderá ser cerceada na internet. Em ano de eleição, a voz deste blog não se calará.

Completo 3 anos escrevendo neste cantinho. Este blog não existiria sem um empurrãozinho providencial, provocado por alguém que ao acaso cruzou meu caminho. Agradeço a todos que por aqui passam, comentam, criticam ou simplesmente olham.

Voltem sempre!


4 comentários:

Edna Federico disse...

Nossa, já 3 anos?
Parabéns e continue sempre a escrever!
Dei um tempo no meu, mas sempre leio o dos amigos e qdo tenho tempo, comento.
Beijo

Srta. Rosa disse...

Continuarei vindo pelos próximos 3 ou 20 anos, meu amigo queirdo! Beijo e parabéns!

[ rod ] ® disse...

Há coisas que não sabemos explicar e por que acontecem. 3 anos é um número pequeno demais para exemplificar a sua genialidade. Consegui unir o bom, e muito, bom da literatura com sua ampla visão política. Não só por que és quem é, mas pelo que ao longo do tempo incorporou ao seu pensamento. A maturidade literária de quem não só escrever, mas ler. A filosofia política contundente de quem não só expõe, mas sabe expor. A você e ao que escreve vários anos de vida.

Abs meu caro e parabéns!

Marcia disse...

Parabéns pelo aniversário.
Obrigada pela visita no Roupa Nova do Rei.
Não conhecia o seu blog , passarei a segui-lo, as discussões sempre me interessam.
Abraço