quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ferramentas para networking



Conversando com alguns amigos e sentindo na pele o desemprego rondando, acho bem pertinente retomar a questão das ferramentas disponíveis na internet para networking. No meu caso, passo longe da aflição de perder o emprego. Coisa de profissional liberal que tem outras preocupações, tais como arrumar trabalho suficiente para pagar as contas do mês.


A atual situação econômica é um convite a reativar o networking, algo fundamental para ser lembrado e para reduzir o tempo de recolocação no mercado de trabalho. Há 2 ferramentas que utilizo com frequência: Plaxo e LinkedIn.


O Plaxo é a primeira delas. Funciona com o uma grande agenda via web em que se pode disponibilizar seus dados profissionais e pessoais. Somente sua rede de contatos pode acessar as informações, mas há sugestão de pessoas que eventualmente você conheça, o que facilita o networking. O site também tem integração com outros sites como Twitter, Lastfm, centralizando as informações num único lugar.


Com visual um pouco mais poluído, o LinkedIn também é muito útil. O sistema de graus de contato limita que alguém use o site para enviar spam ou ficar adicionando contatos. Há também sugestões de contatos para empresas onde se tenha trabalhado e faculdades cursadas. Contatos com pessoas que você não conhece somente podem ser feitos com recomendação de algum contato comum. Isto permite credibilidade ao contato e filtra o uso indevido do site.


Acho o Plaxo mais fácil de usar e visualmente mais clean, porém ambos se complementam e dependendo do país um faz mais sucesso do que outro. Por via das dúvidas, fico com os dois.

Um comentário:

Edna Federico disse...

Nossa, Renato, esse seu post veio bem a calhar.
Tenho um amigo que acabou de ficar desempregado.
Obrigada.
Beijo