terça-feira, 28 de abril de 2009

Mude o ângulo





Olha para o céu num dia com nuvens brancas a pontilhar aquela imensidão anil. Olhe para o tronco de uma árvore, bem de perto, e repare nos detalhes. Olhe para o chão e note os padrões de uma pedra de granito ou da calçada. Olhe para uma noite estrelada e tente ver as constelações que se desenham.



Olhe para a foto acima. Pode ser uma tiara divertida ou alguma invenção inútil e barata que o fará ficar com cara de bobo. Ou então poderá ver duas pessoas sorrindo caminhando de mãos dadas na beira da praia. Não viu? Basta imaginar.


Há uma infinidade de situações estéticas que podem ser vistas como são, ou como suponhamos que sejam. O olhar criativo, que muda o ângulo de visão, que muda a luz, que muda a cor, que muda o tom, permite vislumbrar desenhos e formas escondidas na transmutação da realidade. Tudo depende do ângulo com que se olha.


O artista é um ser humano com a capacidade de olhar para uma tela branca e projetar mentalmente o que quer atingir com o pincel e as cores das tintas. O escultor é capaz de olhar para um tronco, um bloco de pedra, um pedaço de metal, e criar algo agradável aos olhos e compreensível ao nosso cérebro.


Estas afirmações são válidas também para um empresário que faz acontecer, para um líder que influencia positivamente a comunidade em que vive, para uma mãe que sabe sempre despertar o melhor do filho, para um amigo que sabe olhar e ver aquilo que temos de mais importante.

Mude o ângulo do olhar e verás algo que talvez ninguém veja, só você. Se descobrir este algo novo, este algo inédito sobre o amigo, não guarde para si; divida o que há de bom e que descobriste.

Às vezes, vemos qualidades que ninguém mais vê, que ninguém observa, que ninguém repara. Qualidades que nem por isso deixam de ser reais ou verdadeiras. Talvez elas só sejam reveladas quando olhamos com o coração.

3 comentários:

Edna Federico disse...

sim...é só a gente notar!
Beijo

Srta. Rosa disse...

Ô se não faz toda a diferença...

Beijo querido!

(Vosmecê tá sumido, tá tudo bem?)

Fabiola disse...

adorei a tiara!
kkkk
bjocas