quinta-feira, 16 de abril de 2009

Respondendo sobre Monteiro Lobato



A leitora Larissa deixou o seguinte comentário:


"Olá, acabo de me inteirar de seu blog e gostaria de saber mais sobre essa sua visão em relacionar Monteiro Lobato e sua obra à questão ambiental... há mais onde eu possa pesquisar sobre este assunto? Muito bom trabalho... gostei mesmo! "


Agradeço os elogios que são sempre um incentivo a continuar.

O comentário foi feito no post Monteiro Lobato e Meio Ambiente, de 1o. de junho de 2007. Graças às ferramentas de pesquisa, estes artigos podem ser resgatados no tempo, já que muitos dos textos sobre literatura neste blog são atemporais. Mas, vamos à questão feita pela leitora.

Monteiro Lobato é mais conhecido por sua literatura infanto-juvenil, mas sua contribuição como editor e intelectual também se fez sentida. Lembraram-se dele quando Barack Obama foi eleito presidente dos EUA, pois escrevera O Presidente Negro, livro cujo título original era "O Choque de Raças" e que foi publicado em partes no jornal A Manhã, onde colaborava.

Reeditado em 1948 quando a Brasiliense lançou sua obra completa, O Presidente Negro foi reunido com A Onda Verde, que trata do avanço dos cafezais na agricultura.

Infelizmente, não tenho muito mais informações para lhe dar, apenas indicações de sites para procurar. Há o Google Books e o Google Acadêmico. O primeiro traz informações sobre as edições do livro e referência de artigos. O segundo, ainda pouco conhecida ferramenta do Google, traz artigos acadêmicos, teses e monografias sobre o tema. Algumas bibliotecas já dispõem de teses e artigos em arquivos PDF que pode ser baixados para leitura. Tudo vai depender de quanto você quer se aprofundar no tema.


Ficam estas linhas de incentivo e siga adiante na sua pesquisa. Se quiser compartilhar conosco suas descobertas, este espaço estará sempre aberto a boas discussões literárias.


Um comentário:

Fabiola disse...

A parte dele para adultos... é excelente!