quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Revisão Ortográfica

Tenho dedicado os últimos dias a ler sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a nova ortografia. Confesso que ler jornais e textos após a virada do ano tem sido uma experiência estranha. Palavras como voo, leem e tantas outras que tinham acento – e perderam o acento – causam estranheza. Procuro escrever certinho, escrever direito, mas até o corretor ortográfico do Word insiste em manter a forma antiga de escrita de algumas palavras.

Não vou sentir falta do trema, mas já sinto falta de alguns acentos. A questão do hífen também me deixa inseguro. Voltemos a estudar. Meu novo livro de cabeceira no trabalho é "A Nova Ortografia", de Evanildo Bechara (Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008) que vai me socorrer nos momentos de dúvida.

Este blog não conta com uma revisão dos textos, salvo por este que escreve. Portanto, se houver erros – e erros há -, a culpa é exclusiva minha. Fiquem à vontade de comentar e apontar os erros. Acho que todos nós estamos aprendendo a nova dinâmica da língua. Aprendi a importância da revisão de textos no blog do escritório, que conta com uma excelente revisora, o que garante que os equívocos não escapem.

Por outro lado, a nova ortografia exige que voltemos a estudar a língua e garante um pouco mais de atividade cerebral neste mundo em constante mudança.

Um comentário:

Simone disse...

eu amo a língua portuguesa mas ainda não parei pra pensar nisso, risos.