quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um novo capítulo

A Modern Sound fechou suas portas. A tradicional loja de música de Copacabana encerrou suas atividades no último dia de dezembro do ano de 2010. A notícia foi tema do post anterior. Fiquei com a triste sensação, ao saber do fato, de ter perdido uma fotografia, um objeto querido, um momento único cujo cenário desapareceu.

Estive na Modern Sound um única vez numa manhã de sexta-feira de junho de 2008. Levado por uma amiga sem igual, passei a manhã inteira na loja, sem perceber o tempo passar, sem querer que o tempo passasse. Vasculhamos as prateleiras repletas de CDs, alguns raros, outros revelando a variedade impressionante de gêneros e artistas que o catálogo da loja trazia.

Era um salão amplo, pé direito alto que permitia uma luminosidade natural, grandes prateleiras nas laterais. No centro, grandes caixas de madeira, como prateleiras deitadas na horizontal, permitiam dedilhar pelos CDs e garimpar algo diferente. Subindo alguns degraus, no fundo da loja, outra seção com mais CDs. No lado direito da loja, um pequeno café com mesinhas que ficavam numa parte elevada e permitiam uma visão global do salão. 

Foi um lugar que marcou-me e que se tornou inesquecível, não só pela companhia, mas por ser algo completamente diferente. Bastava falar na loja com alguém, que a conversa conduzia os interlocutores àquele canto da Barata Ribeiro. Um CD raro encontrado por lá; um pocket show senscional; o ambiente que transpirava boa música.

Por ironia da vida, a Modern Sound sucumbiu à modernidade. O "modern" da razão social ficou ultrapassado. A indústria musical mudou, não conseguiu ainda se adaptar totalmente aos sistemas de download de música e não soube combater a pirataria de forma eficaz. Culpa de quem? Creio que as grandes responsáveis são as gravadoras. Se elas tivessem sabido abrir mão de um pouco do lucro, teriam preservado toda uma cadeia de negócios, incluindo o lojista final.

A Modern Sound sucumbiu à modernidade, à pirataria, aos elevados custos que o empresário enfrenta no Brasil. Mas a Modern Sound era um patrimônio carioca e viverá em nossas memórias.

Memória que sempre guarda aquilo que queremos preservar.

Um comentário:

Larissa disse...

Muito chato esta loja fechar! Adorava a Modern Sound, mas o preço dos cds tb...são muito caros!