quarta-feira, 29 de julho de 2009

A lei da banana


Uma das coisas que mais me deixa indignado, que mais me revolta são aqueles atos de governo que invadem a nossa liberdade. Quando digo nossa, refiro-me a todos os cidadãos pessoas físicas e a todos aqueles que exercem atividade econômica.

O governador José Serra é uma destas pessoas que gosta de regular e de botar as garras do Estado na liberdade privada. Primeiro foi a lei antifumo, que na minha modesta opinião é exagerada. O governador usou-se de uma implicância pessoal para generalizar e estender a regra a todos que estiverem dentro do Estado de São Paulo.

Agora, Serra foi mais longe: sancionou uma lei que proíbe a venda de banana por dúzia em todo o Estado de São Paulo. A notícia pode ser lida no portal G1. Será que o governador não tinha nada mais importante para regular?

A feira livre é um exemplo clássico de mercado livre. Ou pelo menos, era até ontem. Na feira livre qualquer um pechincha, chora preço, negocia. Se você resolve ir no final da feira, as mercadorias à venda têm preço mais baixo e são de qualidade inferior. O feirante cria uma relação direta com o consumidor, uma relação de confiança, como no comércio antigo dos mercadinhos, quitandas, armarinhos, açougues de bairro. Cheguei vivenciar isto na minha infância não tão distante.

Agora não há mais liberdade para vender banana! O feirante vai ter que pesar a fruta. E quem vai garantir que a balança está correta? Quem vai fiscalizar isto tudo? Por que mexer em algo que funciona tão bem? Quantas reclamações há no Procon contra um feirante que vende banana?

O prejuízo será do consumidor. A regulação vai aumentar o preço da banana. Péssima ideia do governador Serra que de tempos em tempos tem suas recaídas de burocrata. Esta lei da banana é triste!

Um comentário:

Edna Federico disse...

Nos hipermercados a banana sempre foi vendida por Kg, né?
Mas também fico me peguntando, pra que mexer nisso???????????
Tanta coisa mais importante pra arrumar...
Beijo