segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mentiras e popularidade





Se a fábula de Pinóquio fosse realidade, tenho certeza de que um certo morador do Planalto Central iria poder sentir diariamente o aroma da poluição paulista de tão grande que seria seu nariz.



Minha capacidade de indignação é inesgotável. Talvez por isso tenha escolhido a carreira jurídica. Mas acima da minha capacidade de indignação, há uma revolta constante com as mentiras – reiteradas e múltiplas – lançadas a todos os cantos pelo nosso digníssimo presidente. Basta ligar a televisão, olhar a manchete de um jornal que as mentiras estão lá. Praticamente nada do que fala Lula é verdadeiro e pode ser comprovado com dados estatísticos ou análises sérias. Até quando ele disse que não sabia de nada, estava mentindo. Então, alguém me pergunta: como explicar a popularidade do presidente se ele engana todo mundo?



Tenho uma teoria acerca da popularidade do presidente. Lula não se preocupa com o que diz; ele diz o que a plateia quer ouvir, não importa quem seja, Lula está mais para camaleão do que para molusco. Na reunião com os prefeitos eleitos na semana passada em Brasília, atacou a burocracia e a demora na liberação de verbas para os municípios. Ora, quem é o chefe da burocracia neste país? Quem determina a liberação verbas para os municípios? Ele!! Ou talvez ele não saiba disto também. No Fórum Social em Belém, Lula atacou o capitalismo. Se não fosse o capitalismo, será que Lula teria conseguido se eleger presidente? Será que conseguiria ficar todos estes anos vivendo sem trabalhar? E por aí vai...


Os discursos do presidente embutem dados produzidos em sua cabeça, verdadeiros "chutes". Poderia até suspeitar de má-fé, de manipulação de dados mesmo, mas vou dar o benefício da dúvida ao presidente. E é triste reconhecer que não temos uma oposição capaz de criticar e desmascarar este indivíduo mentiroso. Temos um Pinóquio na presidência e eu estou cansado de mentiras.


José Simão escreveu na Folha outro dia: Temos um presidente alcoólatra e analfabeto que promulgou uma Lei Seca e assinou uma Reforma Ortográfica. O Brasil é um país cheio de contradições.

Nenhum comentário: