quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor


Professor é aquela pessoa que deixa uma marca indelével em nossa formação. Em algum momento de nossas vidas, encontramos pessoas que têm o dom de mostrar o caminho, de despertar a paixão e o desejo de sonhar alto. Não importa a fase da vida ou o grau de formação, cada um lembra-se de algum mestre que fez a diferença. Pode ser aquela professora de jardim de infância, ou aquela outra que nos alfabetizou. Ou então o docente na adolescência que cativou-nos com sua paixão pela matemática ou pela biologia.

Lembro-me com carinho de vários professores. Minha rota profissional, porém, foi mais afetada por um professor no 1º colegial (hoje ensino médio) que me ensinou a gostar de ler, a descobrir na literatura um mundo aparte. Foi ele que me ensinou a escrever de forma lógica e organizada, com argumentos, de forma fluida e interessante. Foi com este professor que descobri minha vocação para o Direito. Sua paixão pela literatura era perceptível e contagiava os seus pupilos. Era um professor exemplar e atencioso, exigente e que sabia provocar o aluno para que ele atingisse seu potencial, superando-se em suas metas.

William Daly é seu nome e lecionava Literatura Ocidental na HH Dow High School, na Cidade de Midland, Estado de Michigan, no norte dos Estados Unidos. Sei que ele não lerá isto, afinal, ele não lê português, mas ele marcou minha formação de maneira fundamental.

Olhando por outro lado, cada um de nós é um pouco professor; não no sentido estrito, mas no sentido lato. Aprendemos com amigos, com colegas de trabalho, com pessoas de nossa convivência. Assim há professores que sequer são conhecedores do quanto ensinam, do quanto mudam, do quanto transformam. Alguns não estão nem presentes; alguns estão distantes fisicamente, mas presentes em pensamento e na rotina diária.

Não poderia de homenagear todos os mestres no seu dia. Não poderia deixar de fora todos aqueles que me ensinaram o ofício desde a época de estágio – profissionais que também foram professores. Não poderia olvidar dos amigos que sabem ensinar de um jeito diferente, carinhoso, compreensivo, paciente e sempre sorridente.

A todos os mestres, o meu carinho!

3 comentários:

Edna Federico disse...

Eu também guardo com muito carinho a lembrança de alguns professores...de outros, não, hehhehehe.
Beijo

Fabiola disse...

parabens professor!

Simone disse...

ai, é mesmo, vc é professor! parabéns atrasado!