sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Trata de escrever




"Para que as palavras se transformem em obra de arte, trata de escrevê-las. Exatas. Insubstituíveis. E que fixem um rosto, um olhar, um sorriso, um drama, uma vida, um ser humano, saído de ti, com teu sangue, com tua carne, e que exista como realidade autônoma, fiel a ti mesmo, e que só por si seja tu próprio com a tua singularidade. A literatura é exatamente esse texto no papel. Desde Homero. Desde sempre."

(Josué Montello. Diário da Noite Iluminada. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1994,p. 64)


Num canto de minha mesa de trabalho, mantenho empilhados, de forma não muito organizada, os últimos livros que li e que, invariavelmente, contêm trechos marcados e rabiscados a lápis. Sempre a lápis para não machucar o livro. Deixo-os ao meu lado para extrair idéias, para guiarem um texto ou para fazerem companhia num momento de silêncio.


Peguei este trecho, escolhido aleatoriamente, de um dos Diários de Josué Montello. Parecem palavras que servem de guia a um escritor jovem e inexperiente escritor. Descreve com maestria o que escrever. Mas insiste: trata de escrever. Não deixe as palavras apenas no vácuo, lança-as no papel. Palavras de incentivo para todos que gostam de escrever.

Ou talvez como o personagem da minha crônica Resolução de Ano Novo.
Bom fim de semana a todos!

2 comentários:

Tiago Soarez disse...

Palavras que me incentivaram ainda mais a escrever!

Obrigado pelo post!

Abraços!

Uma semana Bossa Nova pra vc!

Lila Rose disse...

Temos exercitado bastante, né?
Talvez sem grande maestria, porém, com o amor de sempre.

Adorei a faixa, muita criativa!


Bisous e uma ótima semana.