terça-feira, 26 de agosto de 2008

Notas Olímpicas

As Olimpíadas acabaram e alguns ficaram com a sensação de um desempenho frustrante dos atletas brasileiros. A ladainha se repete com pleitos de mais investimento em esporte de base, criação de programas etc. O presidente Lula disse que o desempenho do Brasil foi "razoável". Discordo.

Em termos de medalhas, o Brasil conquistou 15 medalhas no total. Foi o melhor desempenho do país desde Atlanta em 1996, quando o país também conquistou 15 medalhas. Foram mais medalhas do que em Atenas em 2004. Ganhamos menos medalhas de ouro, mas o talento individual - sempre o esforço individual precisa ser ressaltado - foi responsável por este desempenho.

Esportes onde o país tem tradição, como vôlei, judô e iatismo, contribuiram para este resultado. Enquanto o país só pensar em futebol, jamais se tornará uma potência olímpica.

* * * * *

Em nota vergonhosa, um atleta cubano de taekwondo, ao perder a medalha de bronze, acertou um chute no rosto do árbitro. Ele foi banido do esporte pela federação internacional. Fidel Castro defendeu o atleta e disse que os árbitros estão "comprados" e que há corrupção no esporte. Uma conduta que deixaria o Barão de Cobertain de cabelos em pé. Faltou muito espírito olímpico a este atleta. Para ver mais, clique aqui. A notícia é do portal Terra.


* * * * *

De volta à realidade, passamos a enfrentar a maratona do horário eleitoral gratuito. Ainda bem que existe TV à cabo.


Aqui em São Paulo as pesquisas indicam - de forma surpreendente - a liderança de Marta Suplicy. Algo inexplicável. Bem, talvez haja uma explicação. Seus eleitores são maioria entre pessoas com baixa renda e menor nível de escolaridade. Traduzindo: o povo que é beneficiário do Bolsa Família, o maior programa eleitoreiro já implantado no país. É por isso que não há candidato do PT falando de uso de máquina pública nestas eleições.

Um comentário:

Fabiola disse...

Olha eu vi a luta

Não vou defender... mas ta dificil concordar!!