quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Surpresas da Vida




Como sempre, a vida é muito surpreendente. Quando menos se espera, ela dá uma volta: às vezes nos assusta e às vezes nos maravilha, mas o fato é que sempre nos tira do lugar.”

Esta frase inicia a transcrição de uma aula dada pelo poeta Bruno Tolentino com o título de “Do Enigma ao Mistério”, publicada na Revista Dicta & Contradicta (Número 01, junho 2008, p.14), que faleceu em 27 de junho de 2007. Bruno Tolentino ganhou o Prêmio Jabuti por 3 vezes: em 1995, por As Horas de Katharina; em 2003, por O mundo como Idéia, e em 2007, por A imitação do amanhecer. No texto, o poeta reflete sobre a vida e o tempo, este tesouro que nos é dado gratuitamente a cada dia que se inicia.

Dizer que a vida é surpreendente parece um tanto óbvio, mas esta simples afirmação guarda uma profunda verdade. Cada um de nós – incluindo você leitor -, poderá listar uma série de fatos e acontecimentos surpreendentes ao longo das próprias vidas. Exatamente sobre estas surpresas que quero escrever hoje.

Quando se conhece uma pessoa, naquele primeiro contato, é impossível imaginar se aquela pessoa se tornará um grande amigo, companheiro (ou companheira) de jornadas, presente nas horas de alegria ou de tristeza, ou se simplesmente será um encontro efêmero, uma pequena faísca de luz, rápida e fugaz. Só o tempo dirá.

Há pouco mais de um ano atrás, a vida surpreendeu-me com uma encruzilhada. Um momento em que o futuro planejado parecia desfazer-se como uma nuvem de fumaça, etérea. Era preciso trilhar um novo caminho, recuperar-se do tombo imprevisto e dar uma guinada radical de rumo profissional. Decisão que não foi fácil, mas era necessária. A escolha foi feita e hoje sei que a rota escolhida foi a mais acertada.

Porém, naquela tarde de quinta-feira, no velho escritório da Avenida Paulista, em meio ao vazio da sala e circundado de caixas, o temor do que o futuro me reservava foi apaziguado por um pequeno recado. Fechava uma das últimas caixas com pastas e papéis, quando recebi aquele recado e li aquelas palavras sobre mudança. Somente uma pessoa poderia ter escrito aquele recado encorajador e trazer consigo um efeito mágico. Uma pessoa única. A vida me brindava com uma maravilhosa surpresa!


3 comentários:

Tiago Soarez disse...

Renato,

Para mim também foi uma grata surpresa chegar por aqui, através de outros blogs e conhecer seu espaço.

Seu texto me deu um certo impulso para esperar por dias melhores. Melhores do que já são, mas cheios de surpresas, que os fazem melhores ainda.

Abraço

Edna Federico disse...

Sempre há alguém certo, na hora certa, no momento certo...às vezes nós que não conseguimos enxergar.
Beijo

disse...

São essas surpresas que fazem a vida mais colorida!!!
Que sua vida seja recheada de presenças assim...
Beijos