sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uma noite para Murakami



“- O que exatamente você quer dizer com criar alguma coisa de verdade?

- Como posso explicar... Quando a música que você interpreta consegue tocar lá no fundo do coração das pessoas, tanto o corpo de quem toca quanto o de quem ouve, com sutileza, se desloca fisicamente. É conseguir criar esse verdadeiro estado de comunhão. Acho que é isso.”
(Após o Anoitecer. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro : Objetiva, 2009, p. 97)

Basta o período de uma noite para que o escritor japonês, Haruki Murakami, enverede pelo relacionamento entre duas irmãs. Após o Anoitecer é seu 11o. romance e foi lançado em 2009, publicado no Brasil pela Editora Obejtiva (Alfaguara).

O autor narra a estória de duas irmãs. Mari Asai é uma garota que se refugia na solidão em busca de solucionar um conflito interno e lidar com a preferência dos pais pela irmã. Eri Asai é uma modelo de revistas femininas, bonita, popular, bem sucedida. A competitividade do ambiente familiar,  ainda mais acerbada numa família japonesa, conduzem Mari ao ostracismo e a uma série de questionamentos que são precipitados com os personagens que cruzam seu caminho.

Takahashi é o principal deles. Conduz Mari pela noite, intrometendo-se na vida dela, como um anjo que invade sua vida sem ser convidado. O passado difícil de Takahashi e suas conclusões auxiliam Mari a indagar se Eri é realmente feliz por detrás da fama e das aparências de felicidade. 

O avançar dos ponteiros do relógio são um indicativo de que a noite é um período de reflexão e mudança, um período de escuridão na alma de Mari que aos poucos se dissipa com o surgimento da luz matinal.  

Murakami utiliza com maestria constantes referências musicais, principalmente do jazz, para adicionar relevo aos ambientes e criar um clima auditivo para o estado de espírito de seus personagens. Sua narrativa é ágil e sem excessos descritivos desnecessários, o que parece que o autor segue à risca a recomendação de não utilizar palavras desnecessárias no romance.

O resultado final é um romance que trata de relacionamentos humanos, da complexidade e da beleza destes relacionamentos e como o acaso é fundamental para descobrir aqueles recônditos escuros do nosso interior. Enfim, trata-se de leitura altamente recomendável.