segunda-feira, 17 de agosto de 2009

100 anos

Retrato de Euclides da Cunha, Cândido Portinari (1944)


Neste ano, comemora-se o centenário da morte de Euclides da Cunha, que faleceu em 15 de agosto de 1909. No ano passado, comemoramos o centenário da morte de Machado de Assis. No ano que vem, será comemorado o centenário de Tolstói. E assim se sucederão datas comemorativas.


Entre datas natalícias e datas de falecimento, estes momentos são de grande valia para o jovem leitor - ou para o leitor maduro, como no meu caso - descobrir o brilhantismo de um escritor.


Na sexta-feira, deparei-me com uma promoção de livros na Livraria da Vila e adquiri um exemplar de "Sermões" do Padre Antônio Vieira. Nunca tinha lido nada do grande orador e pregador. Confesso, sem qualquer vergonha, que minhas leituras de juventude foram todas de escritores europeus e americanos, tendo lido muito pouco de literatura brasileira e portuguesa.


Foi exatamente numa destas datas comemorativas que me aventurei a ler Érico Veríssimo e assim descobri a grandeza deste nome maiúsculo das letras brasileiras. Resolvi a partir de então intercalar nas minhas leituras um autor clássico, com o intuito primordial de corrigir as lacunas da minha formação.


Ler estas obras clássicas quando se não é mais um jovem preocupado com o vestibular e com uma maior experiência de vida permitem perceber a beleza da obra. Aproveite também estas datas comemorativas para mergulhar no que nossa literatura tem de melhor.

Nenhum comentário: