quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sol de outono

O crédito da foto esta aqui.

Sucumbi à provocação de Milton Hatoum e do meu comentário no post anterior. Numa tarde esta semana, comum como qualquer outra, resolvi percorrer alguns locais da Avenida Paulista a pé. Deixei o carro na garagem. Não estava insculpido por nenhum espírito ambientalista ou ecologicamente correto. Gosto de caminhar. Ao caminhar, podemos observar e observar é a porta de entrada da inspiração, da escrita, da contemplação.

Pode parecer estranho, mas encontrei-me contemplativo no meio do burburinho de uma cidade como São Paulo. Certa vez, estava tão absorto nos meus pensamentos, que uma estagiária do escritório, vindo em sentido contrário, teve que segurar meu braço para que eu a reconhecesse. Estava em "alfa", como até recentemente se costumava dizer.

Caminhava tendo à minha frente, do lado esquerdo o prédio do Masp. O sol de outono banhava a avenida, timidamente por entre os prédios, preparando-se para o recolhimento diário no horizonte, deixando suas largas sombras. O vento estava frio, o céu de um azul irretocável e uma lua despontava à meia altura.

A luz era um espetáculo à parte. Parecia lançar pinceladas de cor sobre os objetos à minha frente: o Parque Trianon, o edifício da Fiesp, o Masp. Um festival de imagem que desevenhava-se diante de mim, ou melhor, que sempre esteve ali, mas naquela tarde a luz estava diferente.

Nos degraus do Fórum Pedro Lessa, edifício da Justiça Federal em São Paulo, havia uma mulher sentada. Empunhava uma máquina fotográfica daquelas analógicas, sem foco automático ou qualquer outra tecnologia digital. Ela aproveitava o ângulo e a luz perfeita oferecida por aquela tarde de outono.

Aquela tarde tinha que ser captada! E compreendi, na minha caminhada, descendo a Rua Pamplona rumo ao escritório, a importância da luz na imagem, na fotografia, na vida. Luz que não precisa vir do sol. Luz que pode estar dentro de cada um, de um jeito todo especial.

2 comentários:

Edna Federico disse...

Belo post...me senti caminhando pela Paulista, sentindo o Sol batendo no rosto...adoro a Paulista!
Beijo

Fabiola disse...

eu amo caminhar na paulista ainda é mais gostoso!