terça-feira, 26 de maio de 2009

O copo meio cheio





É conhecida a estória de um copo que está com água até a metade. Alguns olham para o copo e dizem que ele está meio cheio. Outros dizem que está meio vazio. Nos Estados Unidos, famosos por suas rosquinhas (doughnuts), o dito popular é semelhante. "Some see the doughnut, others see the hole."


Estamos numa fase de reorganização do escritório, com mudanças de pessoas e novas perspectivas. Todo processo é desgastante e algumas pessoas têm a tendência a olhar apenas os pontos negativos, a pensar pequeno, a desanimar diante dos novos desafios.


Durante o almoço, tive uma longa conversa com colega do escritório e insistia em ver apenas pontos negativos. Cheguei a contar mentalmente até 10 para não perder a paciência com tanta carga negativa e pessimismo. Tive vontade de dizer - mas não disse – que se não acredita em você mesmo, então pegue suas coisas e se mande.


O otimista tem que ser antes de tudo realista e ter plena consciência de seus limites, mas com fé de que todo problema tem uma solução. Por vezes é preciso ser muito criativo; outras vezes é preciso muita paciência para tatear na escuridão das nuvens negras que encobrem o céu estrelado. Mas, no final, com determinação o resultado é sempre positivo.


A vida, neste ponto, tem sido generosa comigo em me apresentar pessoas que despertam coisas boas que nem sequer imaginava ou conhecia a meu respeito. Traços da personalidade que afloram contagiados por palavras amigas e de incentivo constante. Pessoas que não precisam estar presentes, nem fisicamente ao meu lado, mas que sabem com uma ou duas palavras injetar ânimo para a jornada e para os desafios constantes que se apresentam. Com o passar dos anos, convenci-me de que pessoas que nos querem bem são raras, mas tesouros que chamamos de amigos.


Sempre vejo o copo meio cheio. E quando começo a titubear, basta lembrar daqueles que estão ao nosso lado para voltar a perceber o copo meio cheio.

2 comentários:

Fabiola disse...

fases de reoganizações sempre são dificéis!
Boa sorte com otimismo realista!

Edna Federico disse...

Ah, eu também!
Aliás, sou conhecida por seu a "otimista de plantão!" riso
Isso não quer dizer que não tenha meus momentos de dúvidas, incertezas, medos, mas procuro sempre manter o otimismo.
Boa sorte na nova etapa!
Beijo