quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Antes, o verão é relançado pela Alfaguara

Inicialmente publicado em 1964, posteriormente adaptado para o cinema com Norma Bengell e Jardel Filho em 1968, Antes, o verão é um delicioso livro de Carlos Heitor Cony, agora relançado pelo selo Alfaguara da Editora Objetiva (9a. edição, 2007).

Cony centra sua trama em Cabo Frio, onde um homem na faixa de seus 40 anos constrói uma casa para passar as férias. O livro é dividido em 3 partes: as areias, o sal e os ventos. Estes elementos castigam a casa, metáfora do castelo, do lar, da vida pacífica. O bombardeio dos elementos naturais equivale ao bombardeio do relacionamento entre Luís e Maria Clara, que desmorona. Claro que simplifico, pois há diversos outros fatores que revelam a complexidade da relação num casal.

O livro é lírico, com escrita fluente e leve. Leitura agradável, apesar do tema conflituoso.

Deixo-os com um pequeno trecho para degustação:

"Hoje, escrevo especialmente para você, retomando um diálogo que bruscamente interromperâmos sem saber o que íamos fazer com as palavras que não chegamos a dizer, sem termos tempo de apagar as palavras que foram ditas e - infelizmente - guardadas e protegidas pelo nosso repentino ódio." (p. 196)

4 comentários:

Edna Federico disse...

Desculpe a falta de comentário, é a correria.
Desejo a você e sua família um Natal com muito amor, paz, saúde e felicidade.
Beijo

Pati H disse...

Renato,

Um Feliz Natal, um Ano-Novo maravilhoso e todas as coisas boas que se pode desejar aos homens.

Beijo

Fabiola disse...

Renato:
FELIZ NATAL

disse...

Um Natal de muitas bênçãos pra você e pra todos os seus!!!
Que 2008 seja de muitas palavras!
Beijo