terça-feira, 7 de abril de 2009

Crônica: Guloseimas



GULOSEIMAS

A mesa posta era uma efusão de cores vivas e quentes. Ao centro, um bolo de chocolate ostentava um personagem de desenho, que se multiplicava por vários cantos da mesa, como se a vigiar as guloseimas tentadoras. Brigadeiros, beijinhos, balas de goma, doce de leite e outras delícias aglomeravam-se entre balas de côco embrulhadas em papel vistoso. Os docinhos pareciam pessoas amontoadas num trem de metrô na hora do rush. Cores, sabores, aromas adocicados misturavam aos gritos, risadas, estrondos de bexigas estourando.

Pedro foi o primeiro a ficar ao lado da mesa quando se anunciou o parabéns, o momento mais esperado daquela tarde, afinal poderia atacar os docinhos. Seu queixo ficava pouco acima da borda da mesa, mas os olhos estavam irrequietos, agitados, percorrendo cada cantinho, mapeando o território, traçando uma estratégia para o ataque, ansioso pelo momento decisivo. Ele sabia, como todo general, que se houvesse indecisão, não lhe restaria mais do que um brigadeiro. Os bárbaros atacam sem piedade.




Olhou para os lados e pensou em esconder um brigadeiro por debaixo da mesa. Ia ser sorrateiro, discreto, um espião à espreita. Com toda aquela balbúrdia e confusão, quem iria perceber ou notar o desaparecimento de um mísero brigadeiro. A mesa era muito grande e nem todo mundo gostava de brigadeiro. Quando ergueu a mão sobre a mesa, Aninha o repreendeu. A irmã, do alto de seus 7 anos, foi rápida ao notar o ataque. O efeito surpresa estava desfeito. Levemente enrubescido, Pedro obedeceu, mas explicou:

- Só ia arrumar aquela bala de côco que está caída!

A irmã já conhecia estas artimanhas e somente balançou a cabeça. Pedro teria que aguardar por mais alguns minutos que pareceram uma eternidade. O tempo, nesta idade, tem ares de lentidão que desaparecem com o próprio tempo.

2 comentários:

Edna Federico disse...

Ah, crianças....mas vamos confessar, quem nunca montou uma estratégia dessas numa mesa de doces????? riso

Fabiola disse...

kkkk
toddos nos!