quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mentiras que nos contam

A liberdade de imprensa é um pilar de sustentação de qualquer sociedade democrática e livre. Uma imprensa forte e atuante é arma do cidadção contra a mentira, a enganação e o estelionato praticado por certos integrantes do governo. Bem que eles gostariam que ficássemos na ignorância, a grande inimiga da liberdade. Ou será que os cubanos não se revoltariam se a imprensa fosse livre em Cuba?

A arrecadação de tributos anunciada pela Receita Federal esta semana destrói uma destas mentiras. Apenas para reavivar a memória (O fim da CPMF), o Governo alegava que não podia abrir mão da arrecadação da CPMF e que isto abriria um rombo nos cofres do governo de R$ 40 bilhões. Pois bem, a arrecadação de tributos de janeiro de 2008 foi recorde histórico no mês. Aliás, toda vez que a Receita Federal divulga o resultado da arrecadação de tributos, a manchete é sempre a mesma: novo recorde de arrecadação.

Só com o resultado da arrecadação de janeiro, o governo já recuperou R$ 10 bilhões, ou seja, arrecadou este montante acima do previsto. E ainda faltam mais 11 meses de arrecadação, o que comprova que eles mentiram de forma descarada. Mantido o ritmo de recordes de arrecadação, a suposta "perda" será compensada antes do meio do ano. Fomos enganados, só que ninguém diz isto.

O Secretário da Receita disse que "o resultado foge da normalidade" e que foi algo extraordinário. Sem dúvida que foi algo extraordinário, e este milagre chama-se crescimento econômico. Por que milagre? Porque crescer e empreender neste país com uma carga tributária pesadíssima é algo de extraordinário. O Brasil foge da normalidade, nisto o Secretário da Receita tem razão.

E a CPMF não vai fazer falta para o governo, mas alegra nosso bolso.


* * *

Mudando de assunto, agora o governo já começou a dizer que o roubo dos laptops da Petrobrás foi um furto comum e que ninguém no governo havia afirmado que se tratava de espionagem industrial (Cadê meu laptop?) . Acho que Tarso Genro precisa tomar Fosfosol, se é que ainda existe o remédio.

Começo a suspeitar que não tinha nada de importante nestes laptops.

O furto de informações não é privilégio do Brasil. Como nos informa uma leitora direto de Londres. Agora temos correspondente internacional no blog! Transcrevo o comentário dela abaixo:

"Hi!
Just for information this is to say that in the UK, our government lost personal data including bank account numbers for 25 million people in the country.
This was because they sent by post 2 CD's containing this information without encrypting the data and without sending special delivery so that it could be tracked.
A month later two laptops were stolen again with government information from the back of someone's car.
We are still waiting for the investigations to be completed. It has been two months from the last theft.
Abracos
Sharon (UK)"

Um comentário:

Fabiola disse...

Mas A função da CPMF era bem maior que esta
A Receita, grças a CPMF. cruzava dados banca´rios.
Agora eles invventaram uma resolução que é materia de aADIN