Mostrando postagens com marcador mulher. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mulher. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de maio de 2017

Beatriz Bracher e a condição feminina




O que significa "condição feminina" para você?

"No meu livro mais recente, ao escrever, percebi que esse era um tema dos mais fortes. Quis que fosse assim, conscientemente. Nos outros livros não. Para mim é muito difícil lidar com estas expressões, seja "condição feminina"ou uma ideia contemporânea de que o feminismo é das mulheres e não dos humanos, sabe? Essa coisa de que as mulheres têm que falar, têm que ter espaço. Na minha cabeça, mulheres e homens têm que falar sempre, mas entendo e sei que não é um caminho "errado". Mas é diferente do meu caminho. Tenho um pensamento que talvez não seja tão estratégico. Por isso tenho medo de criticar. Acho que as feministas têm um pensamento muito estratégico e isso nem sempre reflete uma busca de verdade. Acho que reflete uma busca da justiça. E num país como o nosso, que tem tanta violência contra a mulher, acho que elas, as feministas estão certas. Acho que a luta é esta e tem que ser desta forma. Mas alguém que é uma ficcionista não pode seguir esse caminho. Tem que complicar as coisas. Tem que virar um pouco do avesso. Colocar o homem no meio. No livro, o que eu fui descobrindo, ao escrever, lendo Milton, pensando sobre  Adão e Eva, é que a condição do machismo, a cultura machista que a gente vive, faz com que todos nós estejamos sujeitos a ela. É uma cultura em que a mulher oprimida sim, mas o fato de o homem ser o opressor não quer dizer que ele também não foi levado a esse caminho. Há uma forma de violência nisso. De você ter sido levado a ser opressor. É muito difícil reconhecer isso. Às vezes você tem atitudes que nitidamente revelam que o homem é mais "forte" que a mulher, o que faz parte de um sistema de crenças. Abrir a porta do carro para mulher entrar, por exemplo, é do nosso sistema de crenças, uma gentileza. Daí a você chamar uma pessoa que tem um gesto machista, de machista, eu acho inverídico, mentiroso. E a gente sabe que é mentiroso. Só que estrategicamente é muito interessante você radicalizar, ser muito agressivo em relação a essas coisas, mesmo que não sejam verdades, porque no jogo político você lida com inverdades. Condição feminina para mim é como as mulheres vivem hoje no mundo inteiro em todas as classes. E a condição é ruim porque tem muita opressão, sofrimento e injustiça. São muitas visões. Uma é a de quem está na luta política. A de uma ficcionista é outra."
(Vila Cultural, edição 156, abril 2017, p. 8-9)

quinta-feira, 8 de março de 2012

No dia da mulher


O homem é o rascunho de Deus; a mulher, a arte final.

Parabéns a todas as mulheres maravilhosas que transformam os nossos dias e noites!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres, mulheres...

A Família, Tarsila do Amaral

Se estivesse no mundo

ou fora do mundo...?
Mas que lhe respondo,
se o Arcanjo pergunta,
num tempo profundo?

No mundo passava:
porém muito longe.
Por sonhos e amores
me desintegrava.

O mundo não via:
minha permanência
foi, por toda parte,
fantasmagoria.

Dava, mas não tinha.
E, nessa abundância,
nada me ficava:
nem sei se fui minha.

Se estivesse no mundo
ou fora do mundo?
- Assim me apresento,
se o Arcanjo pergunta
meu nome profundo.”

Cecília Meirelles
(Canções. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005, p. 24-5)



No dia internacional da mulher, tracei a meta de escrever um texto especial para homenagear a todas as mulheres. Fugir do lugar comum. Eis meu objetivo. Poderia dar um tom social ao texto e bradar contra as desigualdades, as injustiças, a violência, o preconceito, a opressão, o sofrimento pelo qual tantas mulheres enfrentam diuturnamente ao redor do mundo. Não me omito quanto a isto tudo, mas vou deixar as palavras festejarem as mulheres no dia de hoje.

Palavras e mulheres. Palavras lançadas pela ótica feminina, escritas pela pena feminina. Protagonistas de estórias contadas e poesias sublimes de delicadeza ímpar. Mulheres escritoras. Vou louvar minhas diletas escritoras, que me ensinam a olhar a palavra de outra forma, que ensinam a olhar – e ver – a mulher com toda a beleza e encantamento que Deus lhe deu. Digo olhar, pois compreender a alma feminina parece estar aquém da minha limitada inteligência. E isto é bom, pois o mistério sempre permanece, a curiosidade sempre resta aguçada. Alma complexa a feminina.

Seria Clarice Lispector o melhor espelho da alma feminina com seus textos, com sua melancolia, com sua perplexidade diante da vida, com seus questionamentos constantes?

Seriam Cecília Meirelles e Cora Coralina o melhor retrato da doçura e da ternura feminina, da entrega da mulher, do sacrifício de quem se dá quando aparenta nada ter?

Lygia Fagundes Telles que mistura a realidade da memória com a ficção e deixa lições de vida através de personagens. Ou seriam todos os personagens um pedaço da escritora?

Tatiana Salem Levy, em sua obra de estréia A Chave de Casa, capta esta complexidade feminina. Forte, guerreira, determinada, impassível, corajosa, dedicada. Frágil, meiga, dócil, temerosa, cândida. Momentos distintos da mesma mulher. Adjetivos que se sucedem e se alternam.

Exaurir a alma feminina deve ser impossível. Deus deve ter querido assim. Fê-lo como presente aos homens que se superam em descrições, poemas, textos, músicas, pinturas, que festejam este ser esplendoroso que é a mulher, fonte inesgotável de inspiração e de beleza insuperável.

Parabéns a todas as mulheres no seu dia.

terça-feira, 2 de março de 2010

She´s always a woman to me, Billy Joel



A música é do álbum The Stranger, de 1977. Propus-me a aproveitar o dia internacional da mulher na semana que vem e iniciar uma singela homenagem a todas as mulheres, sejam elas leitoras ou não deste blog. Trilha sonora para iniciar as celebrações numa letra que muito me agrada.

She´s always a woman to me
Billy Joel

She can kill with a smile, she can wound with her eyes,
She can ruin your faith with her casual lies,
And she only reveals what she wants you to see.
She hides like a child but she's always a woman to me.
She can lead you to love, she can take you or leave you,
She can ask for the truth but she'll never believe you,
And she'll take what you give her as long as it's free,
Yeah she steals like a thief but she's always a woman to me.
Oh, she takes care of herself, she can wait if she wants,
She's ahead of her time.
Oh, and she never gives out and she never gives in,
She just changes her mind.
And she'll promise you more than the garden of Eden
Then she'll carelessly cut you and laugh while you're bleeding,
But she brings out the best and the worst you can be.
Blame it all on yourself cause she's always a woman to me.
Oh, she takes care of herself, she can wait if she wants,
She's ahead of her time.
Oh, and she never gives out and she never gives in,
She just changes her mind.
She is frequently kind and she's suddenly cruel,
She can do as she pleases, she's nobody's fool,
But she can't be convicted, she's earned her degree,
And the most she will do is throw shadows at you
But she's always a woman to me.

domingo, 8 de março de 2009

Poesia: ADJETIVOS


ADJETIVOS


Falante
Pendular
Oscilante
Fascinante
Cativante
Elétrica
Estonteante
Confiante
Intensa
Complexa
Volúvel
Persistente
Corajosa
Discreta
Sorridente
Maternal
Independente
Solícita
Amiga
Derretida


Forte e Frágil
Hesitante e determinada
Inebriante e sedutora

Contraditória mulher
Dádiva divina
Escultura sem molde
Pincelada de beleza irreplicável
Seria tudo um desvario alucinógeno?
Apenas um olhar atento

Um olhar aguçado
Penetrante e intuitivo
Desta sua alma feminina
Que alegrias, sorrisos e palpitações me causam

Não te mando flores hoje
Mando elogios em forma de palavras
Em forma de infinitos adjetivos.