segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

É Natal!




É chegada mais uma noite de Natal, véspera na verdade, mas no Brasil a data é motivo de reunião familiar, de confraternização, de troca de presentes. Natal é um momento de reflexão, de perdão, um momento para exercitamos a paz, a harmonia e a humildade, de olhos postos no presépio e no aniversariante do dia. Ainda que o querido leitor não seja católico, a razão de ser desta data é a celebração do nascimento de Cristo.

Aproveite a data - mesmo que não acredite - para deixar a palavra emocionar, para tocar as pessoas que amamos, para mandar um SMS, um recado, um email ou um telefonema para amigos próximos e distantes, para lembrar das pessoas que foram importantes em mais este ano que se vai. A palavra tem o poder de emocionar, de tocar, de descongelar corações, de romper barreiras, de construir pontes. Façamos uso da palavra de forma construtiva e positiva nesta data festiva.

Que o Presépio seja fonte de luz, paz e alegria e a todos os nossos amigos, leitores e familiares um Feliz Natal!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

The Tree


Não é necessário compreender o que as pessoas estão dizendo, basta ver. Um pequeno gesto pode mudar o mundo; um pequeno gesto corajoso torna o impossível, possível.

O Natal é um daqueles raros momentos no ano para pequenos gestos, para mudança, para conversão, para reflexão, para esquecer de si e pensar nos outros.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um pequeno causo natalino


- Filho, o que você vai querer de Natal? Precisa escrever a carta para o Papai Noel.

- Eu quero uma motocicleta com controle remoto! - afirmou o pequeno de quatro anos.

A mãe perplexa, desconhecendo a existência do produto no mercado, retrucou:

- Mas onde você viu este brinquedo para vender?

- Não tem pra vender, mãe. O Papai Noel não tem uma fábrica de brinquedos? Então, ele vai receber minha cartinha e vai fabricar uma moto para mim.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Epígrafe - XVIII


"Nunca suportei quem passa a vida se lamentando sem tomar uma decisão que possa eliminar definitivamente o motivo de suas lamúrias. E muito menos quem não sabe apreciar os tesouros que nos são oferecidos todos os dias - são pouquíssimos, eu sei, mas existem, e como - e prefere ansiar por lugares e situações que parecem melhores só porque são longínquos e impossíveis."


(Antonio Monda, Absolvição. trad. Joana Angélica d'Avila Melo. Rio de Janeiro : Objetiva, 2010, p. 137)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Niemeyer se foi


Copan na garoa

O pavilhão paulista e suas listas ao vento, ondulada bandeira que se cristalizou num edifício de concreto no centro de São Paulo. O Copan foi projetado por Oscar Niemeyer. Edifício imponente na Av. Ipiranga, perto da Igreja Nossa Senhora da Consolação e da Praça Roosevelt, facilmente notado e pouco admirado. Muitos por ele passam; poucos o compreendem.

Nele habitam mais de 2000 pessoas distribuídas em 1.160 apartamentos. O Copan é um mundo, um microcosmo da cidade grande e de seus dilemas. O Copan é um pouco da obra inovadora de Niemeyer, que nesta semana descansou aos 104 anos.