terça-feira, 19 de agosto de 2008

Choro e erros




Em dias de Olimpíadas, temos visto uma infinidade de atletas brasileiros chorando na televisão. Se ganham, choram; se perdem, choram. Sinceramente, estou meio cansado dos chorões. Tudo bem, dirá alguém, o brasileiro é um povo emotivo, mas eu já cansei. Tentei evitar falar do assunto para fugir do usual e conseguir extrair algo positivo de tanto choro.

Talvez o problema seja a infinidade de perguntas idiotas lançadas por repórteres em momentos inadequados; talvez seja a falta de preparo psicológico de nossos atletas. Porém, acho que precisamos superar uma atitude subdesenvolvida de depositar em atletas brasileiros a salvação da pátria. Diego Hipólito pedindo desculpas a povo brasileiro foi medonho. Ele não tem que pedir desculpas ao povo brasileiro, afinal as conquistas dele são DELE e não de todo o povo brasileiro. Por acaso o povo brasileiro se sacrificou nos treinamentos com ele? Por acaso o povo brasileiro financiou os treinamentos dele? Por acaso o povo brasileiro ia ganhar algum pedacinho da medalha dele?

Não estou renegando minha pátria, mas lanço as questões para refletirmos. Errar todo mundo erra. Falhar numa competição esportiva é normal. Agora, deixar-se levar pela narração do Galvão Bueno e chorar uma medalha perdida, é ridículo. E ressalte-se: medalha não se perde; medalha se ganha. A falha na final é fatal e cruel. O esporte pode ser cruel. Mas o esporte ensina exatamente isto, que errar não é o fim do mundo. É preciso achar forças para começar de novo, para lutar e batalhar por um objetivo. Se o objetivo não for alcançado, muito se conquista com a tentativa e a persistência.

Chega de chorar pelos erros. É hora de olhar para frente e lutar novamente. Sempre.

5 comentários:

Mamãe de primeira viagem disse...

acho que o brasil chora tanto pelos erros e acertos porque tem pouquissimos atletas preparados para a prática de esportes. Nosso governos e a nossa educação não incentiva ninguém a praticar e a se dedicar a algum esporte. Daí quando surge um talento individual todos os holofotes vão para essa pessoa. A pressão é muita e se o erro acontece, fica todo mundo com cara de besta. E o atleta se debulha em lágrimas. É triste, mas é comovente ao mesmo tempo... Brasil é isso aí...Até mais!!

Kátia Barros disse...

oie,
Apesar de ter parado um pouco com a minha "viajem", o Balzaquianas, estou sempre por aqui...
Grande beijo
sua amiga blogueira de coração...

Kátia

Edna Federico disse...

Dessa vez vou ser obrigada a discordar de você...
Concordo que não se deve pedir desculpas nesse caso, afinal eles não devem nada ao povo brasileiro...talvez aos patrocinadores, mas isso é outra história.
Agora, o choro é a manifestação de uma emoção...por alegria, por frustração, por raiva, por decepção. Acho muito corajosa uma pessoa que não se importa em chorar perante outras pessoas, mostra que ela é humana.
Consigo entender essa decepção, afinal não é um campeonato de bairro, são os Jogos Olímpicos e na verdade, ninguém está preparado psicologicamente para perder. Na teoria é fácil, mas quem nunca ficou decepcionado ao perder uma vaga de emprego que queria muito, uma vaga na universidade, um amor para outra pessoa?
Imagine um atleta que se prepara durante 4 anos, abdica de várias coisas, se dedica, se esforça...não é fácil.
No caso do Diego, por exemplo...sofreu uma cirurgia, teve dengue, treinou com dor, tinha todo um peso de responsabilidade nas costas...
O judoca Eduardo Santos...é da periferia de SP, muito pobre, ficou 10 anos na faixa marrom porque não tinha dinheiro para mudar para a preta...foi tudo muito sacrificado. Quando obteve o índice olímpico, não tinha os R$1.500,00 para pagar de taxa à Confederação e então foi liberado disso.
César Ciello...os pais se sacrificaram para que ele ficasse esses 3 últimos anos nos EUA, sozinho, longe da família, somente focado nos treinos.
Acho que passa um filme na cabeça de cada um e então a emoção vem a tona.
Riso...nossa, que coisa de mal gosto eu escrever um livro no seu blog, desculpe.
Enfim, deixando de lado o sensacionalismo da TV, eu ainda fico feliz de ver que apesar de termos poucos heróis por aqui, eles são de carne, osso e sentimentos.
Beijo

Anônimo disse...

Bom dia!!

na verdade acho que esse choro é muito mais uma decepção pelas nossas derrotas. Acho muito mais pessoal, do que qualquer outra coisa. Luto boxe ha 3 anos, nesse tempo estou 6 meses afastada pq to com uma lesão no joelho.. Acho que quando eu quero muito uma coisa e tenho o incentivo de algumas pessoas ( familia, amigos...sei la)no processo fica muito complicado encarar a minha derrota e as expextativas de outras pessoas. As vezes isso me assusta muito mais!!

Querido, uma boa quinta pra ti!

Bjos!!!

Margarete Bretone disse...

Bom, acho que se eu estivesse no lugar deles faria a mesma coisa, choraria como louca. Ficar treinando durante tanto tempo e depois deixar a recompensa escorrer pelos dedos.... é frustrante demais errar justamente onde e quando não se pode.
Afff, acho que eu ficaria um tempão de bico, hehehe