quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Carnaval e livros

O carnaval já acabou e adentramos a quaresma - que começou ontem. De vez em quando, os comentários propõe uma continuação da conversa. Por vezes "bloggar" é conversar. Alguém começa o assunto e o fio da meada vai sendo puxado.

Então, vamos lá. Tenho 2 assuntos neste post e retomo o tema dos 2 úlitmos posts.

1. Carnaval

A Edna e a Fabiola acrescentaram um pouco mais ao que escrevi em Mutações Carnavalescas. A Fabíola lançou a pergunta: como fazer nossas crianças gostarem de carnaval? Não sei a resposta. Mas sinto que é importante que nossos pequenos possam desfrutar desta tradição cultural sadia que é o carnaval com suas marchinhas, sambas de roda, sambas de escola que tanto marcaram. Hoje - infelizmente - tudo parece muito falso.

Os desfiles são bonitos, mas é uma competição atrás de dinheiro, do título. Mulheres se estapeiam para ver quem aparece mais com menos. Nos camarotes, o que importa é conseguir entrar e contar para os outros. Claro que há muito amor à bandeira da escola - tanto no Rio como em São Paulo -, mas o espetáculo parece ser cada dia mais para "gringo ver". Talvez esteja errado, mas tenho esta sensação. Não me lembro de um único samba enredo dos últimos 3 anos.

Sambas que traziam versos como:
"Sonhar não custa nada"

"Explode coração na maior felicidade /
É lindo meu Salgueiro /
Contagiando, sacudindo esta cidade"

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz/
Cantar e cantar e cantar/
A beleza de ser um eterno aprendiz"

Todos temos um. Todos poderíamos cantar vários. Queria apenas exemplificar. Acho que o carnaval tem perdido o apelo popular e sinto falta disto, sinto falta de poder passar a tradição cultural para as crianças.

2. Livros

A disse que sou um ótimo propagandista de livros. Quem sabe as editoras não começam a me mandar uns livros de graça? Não seria nada mal.

Sou chato para escolher os livros que leio, mas confesso que os últimos que comprei terminei todos. Nenhum deles é best-seller, quem sabe por eu teimar em ser diferente e tentar descobrir um livro que vai só mais tarde, sendo que eu já o terei lido antes. Tento fugir do lugar-comum. Ranço de pesquisador e fuçador que gosta de encontrar algo diferente, novo, algo que lance um novo olhar sobre as coisas.
Isto vai gerar um outro post com os livros que li nos últimos tempos, pois percebi que muitos deles - sem querer - têm um fio condutor que os une. A maioria trata de relações humanas, de sentimentos, de conflitos, temas que me interessam e são fonte para as crônicas e textos que tenho escrito.
Quem quiser dar um pitaco, pode comentar, pois o bate-papo é uma das coisas fascinantes na blogosfera.

2 comentários:

disse...

Oi!
Podemos mesmo fazer uma campanha para as editoras te patrocinarem! Ótima dica! Saboreei o livro no fim de semana. É mesmo uma narrativa envolvente, com sentimentos intensos. Adorei!
Beijos e boa semana

Simone disse...

Ai, desculpe ser do contra mas eu odeio carnaval e não faço a mínima questão que meu filho goste. Todo ano saímos para acampar e só voltamos quando acaba a "festa da carne". Este ano não deu pra eu acampar, infelizmente.