Mostrando postagens com marcador paula toller. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador paula toller. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Duas interpretações

Este post é continuação do anterior. A música Grand Hotel, do Kid Abelha, é conhecida da nossa geração e de fãs mais novos da banda.

A bela letra trata de um amor que se desgasta com o tempo. Um relacionamento que atropelado pela rotina perde sua vibração, sua intensidade, seu colorido. É o amor que se transforma em "bom dia." Um relato fiel da dura realidade ou um alerta? Seria o tempo um inimigo do amor, um inimigo que aos poucos vai esgarçando o tecido de algo íntimo?

Não sei a resposta. Sei que o tempo e a rotina tornam têm o poder de transformar qualidades em defeitos, de mudar gestos engraçados em motivos de implicância, de arrancar máscaras disfarçadas pelo torpor da paixão. O tempo pode ser um aliado para a solidificação de um relacionamento, mas também um inimigo silencioso. Como ondas que se chocam com um rochedo, até despedaçá-lo.

O tempo nos faz deixar de apreciar certas coisas, tomados pela rotina e a correria da vida. A música Epitáfio, dos Titãs, trata um pouco da pressa na vida, da pressa em fazer coisas demais, em querer tudo no nosso tempo e não no tempo das coisas.




"Queria ter aceitado as pessoas como elas são"

Talvez uma música possa puxar a outra e servir de pano de fundo desta divagação. As duas falam do tempo, da pressa e de não saber olhar para o outro. E é este não saber olhar para o outro que destrói o relacionamento. O tempo, por vezes, dá mais uma chance, uma oportunidade de se vencer a inércia que se instala no relacionamento. Mas é implacável quando se forma um abismo intransponível.

Fernanda Young, ao entrevistar Paula Toller em seu Irritando Fernanda Young (programa excelente), perguntou para a cantora se um amor que se transforma em bom dia não é algo bom. Nunca tinha olhado a música Grand Hotel desta forma, ou sequer tinha parado para pensar nesta frase como algo positivo.

Paula Toller respondeu que o amor transformado em bom dia é um amor cheio de respeito pelo parceiro, por quem está do seu lado. E respeito e admiração fazem com relacionamentos durem longos períodos de tempo. Para certas coisas, não é preciso pressa. Uma visão positiva, uma visão diferente daquela que usualmente temos da frase.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma música...

Grand' Hotel é uma antiga música do Kid Abelha. A letra é de Paula Toller e George Israel.

"Se a gente não tivesse feito tanta coisa
Se não tivesse dito tanta coisa
Se não tivesse inventado tanto
Podia ter vivido um amor grand' hotel

Se a gente não dissesse tudo tão depressa
Se não fizesse tudo tão depressa
Se não tivesse exagerado a dose
Podia ter vivido um grande amor

Um dia um caminhão atropelou a paixão
Sem teus carinhos e tua atenção
O nosso amor se transformou em "bom dia"

Qual o segredo da felicidade
Será preciso ficar só pra se viver
Qual o sentido da realidade
Será preciso ficar só pra se viver

Se a gente não dissesse tudo tão depressa
Se não fizesse tudo tão depressa
Se não tivesse exagerado a dose
Podia ter vivido um grande amor

Um dia um caminhão atropelou a paixão
Sem teus carinhos e tua atenção
O nosso amor se transformou em "bom dia"

Qual o segredo da felicidade
Será preciso ficar só pra se viver
Qual o sentido da realidade
Será preciso ficar só pra se viver
Só pra se viver
Ficar só "

O vídeo é da gravação do CD Acústico MTV.



Pois bem, aonde quero chegar? Aguardem o post seguinte.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Dicas da Dani: Paula Toller

Paula Toller, vocalista do Kid Abelha, lança seu segundo álbum solo. Só Nós é o novo trabalha que traz a sua bela voz com músicas em português e inglês. São 14 faixas inéditas, divididas entre autorais e composições de Caio Márcio e Coringa, Dado Villa-Lobos, Nenung (Darma Lovers), Kevin Johansen, Paul Ralphes, Donavon Frankenreiter e Jesse Harris, autor de "Don´t Know Why, de Norah Jones.

Destaques para "Meu Amor se Mudou pra Lua", "Um Primeiro Beijo" e "Você Me Ganhou de Presente". As músicas em inglês também ressaltam o timbre de voz de Paula Toller, com destaque para "Glass". Posso ser suspeito, pois sou fã do Kid Abelha desde a época de adolescente - e minha filha já puxou o pai e adora também -, mas este álbum está sensacional. Todas as músicas são excelentes.

Músicas suaves e letras trabalhadas. Ótima pedida para ouvir em boa companhia ou simplesmente relaxar no final do dia e deixar os pensamentos voarem. O primeiro vídeo traz um trecho de cada uma das 14 faixas do CD. O segundo vídeo (na verdade áudio) traz o hit Meu amor se mudou pra lua.